G7: exigência russa de pagamento de gás em rublos é ‘inaceitável’

Grupo de países mais industrializados do mundo responde a declarações de Vladimir Putin em meio à crise política e econômica

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Exportações russas de gás devem ser afetadas em consequência da guerra
Exportações russas de gás devem ser afetadas em consequência da guerra | Foto: Robin Drayton/Wikipedia

O G7 manifestou nesta segunda-feira, 28, que a demanda da Rússia de receber em rublos por seu gás é ‘inaceitável’. A declaração, em nome do fórum dos países mais industrializados do mundo, veio por meio de Robert Habeck, ministro da Economia da Alemanha.

Na última semana, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que não aceitaria mais o pagamento em dólares ou euros do gás fornecido à União Europeia, sugerindo uma imposição da moeda local. A declaração aconteceu em meio às tensões do conflito que envolve o país na Ucrânia, com decorrentes sanções financeiras impostas por nações do Ocidente aos russos.

“Todos os ministros do G7 concordaram que se trata de uma violação unilateral e clara dos contratos já existentes, o que significa que o pagamento em rublos é inaceitável”, disse Hebeck, após uma reunião com ministros da Economia dos demais países do grupo.

-Publicidade-

“Creio que temos de interpretar essa demanda como o fato de que Putin se encontra entre a cruz e a espada”, acrescentou o político alemão.

A Rússia, atualmente, é a maior exportadora mundial de gás natural liquefeito e responde por 45% das exportações para a União Europeia. Os russos lideram o comércio global neste nicho, acompanhados de Catar e Irã.

Na última semana, autoridades dos Estados Unidos e da União Europeia anunciaram um novo acordo para fornecimento de gás, de modo a limitar a dependência do continente das exportações vindas da Rússia.

Pelo acordo, os Estados Unidos garantem aos parceiros europeus o fornecimento de 15 bilhões de metros cúbicos extras de gás natural liquefeito (GNL) até o fim de 2022. Em médio prazo, na projeção para 2030, a demanda anual do continente deve ir a 50 metros cúbicos.

“Pedimos às empresas afetadas que não respondam ao pedido de Putin”, disse Habeck, nesta segunda-feira. “A tentativa de Putin de nos dividir é evidente”, acrescentou o ministro alemão, cujo país preside o G7 neste ano.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

21 comentários Ver comentários

  1. Saddan Hussein tentou implantar forma de pagamento do petroleo, sem envolver dolares. Dizem ser essa a verdadeira razão do ataque e invasão americanas, em busca das alegadas armas de destruição em massa….
    Por ironia, Putin quer fazer o mesmo….a diferença é que TODOS sabem quais armas de destruição em massa a Russia possui

  2. A Rússia sempre foi e continua a ser uma ditadura sanguinária e genocida, desde os tempos dos czares. E sempre imperialista, invadindo e subjugando países mais fracos. E agora militarmente incompetente, só conseguem vitórias contra população civil, destruindo hospitais, escolas, residências. Mesmo assim de longe, com mísseis. Estão levando uma surra de um exército muito menor e pior equipado, porém que luta por sua terra. E Pindorama, como não poderia deixar de ser, tem anencéfalos que apoiam Putim.

  3. KKKKKKK
    inacreditável a capacidade desse canalhas….INACREDITÁVEL!
    Esta parecendo o TSE na figura grotesca de Fachin,
    Ferram a Rússia e não querem serem ferrados…PAGUEM EM RUBLO OU PASSEM FRIO,
    Esta mais do que na hora de a Russia deixar a Europa no FRIO…

    Vocês não notaram ainda que o modus operandi do “Ocidente” G7 é igual ao o que estão fazendo aqui??!!

    SOU RUSSIA DESDE CRIANCINHA… Nunca imaginei que um dia eu diria isso….
    ÓDIO DE WOKE!

  4. Essa hipótese de não aceitarem pagar em rublos é possível ou não. Se não concordarem, ficam sem o gás e o Putin fica sem a receita mas ao mesmo tempo eles precisam desesperadamente do gás, colocaram seus países numa situação crítica de dependência externa. Ganha essa parada quem tiver mais gás (fôlego). Os russos tem? Não sei; os europeus tem? Também não sei. Mais um mês nessa situação, a coisa vai degringolar de vez, acho. O Putin ainda tem a opção com a China, mas quem confia nesse pessoal aí? Eu não confiaria.

  5. Estou impressionado pelos comentários… e de forma positiva. Importante termos essa visão da realidade que contrasta da forma como o “sistema” quer impor sua narrativa utilizando veículos de comunicação “tradicionais”. Sou contra a guerra.. e não há justificativas suficientes para que elas aconteçam. Agora… tudo existe uma explicação… seja boa, má, aceitemos ou não. A guerra não é feita apenas por pólvora.. tem essa econômica e o Putin joga com as armas que tem nas mãos. Minha pergunta é: Se não pagarem em rublos, ele corta o gás? Ou está apenas blefando?

    1. Essa pergunta é a que mais está sendo feita neste momento; a receita da venda do gás e petróleo da Rússia, ao que parece ser a única neste momento e é a que está a financiar esse conflito (vejam só a ironia), se o Putin suspender o fornecimento, os europeus suspendem os pagamentos, possívelmente em euros ou dólares não sei. Então muitos estão a dizer que se trata de um blefe do Putin, é difícil saber.

    2. Cortar o gás é praticamente impossível, não existe esta opção técnica, a não ser a um custo altíssimo. Mas podem reduzir bastante. O que importa é que para pagar em rublos, tem que comprar rublos antes, que só tem na Rússia. A valorização da moeda russa vai ser estrondosa.

  6. Os donos do gás, não são os Russos, então está certíssimo, porque temos que valorizar o dólar. Que que os americanos vão para os infernos, graças a Deus, estão falindo. E o mundo estão vendo que eles não são isso tudo que as mídias vendidas falam.

  7. No Começo eram 30 Hienas Covardes, um Lobo e um Pato (Europa, Usa e Ukrania) cercando um Leão (Russia)então esse Leão desesperado começou usar sua única defesa e começou a Cuspir suas Defesas: O ataque.
    Oquê você faria se fosse o Leão??

  8. Então quer dizer que o Putin está quebrando contrato? Quando a Europa tenta quebrar a Rússia exigindo que empresas deixem o território russo não é quebra de contrato? Quando sanções proibem exportação de produtos russos já contratados por outros países não é quebra de contrato, como fertilizantes para o Brasil? Que mundo louco!!!!! O Fachin acha que os cantores do Lulapaluza podem dizer “fora Bolsonaro” qud não é propaganda contra, mas os cantores sertanejos não podem falar “Lula ladrão” porque é propaganda contra. São muito caras de pau.

  9. O gás é russo certo 👍 Então , eles vendem pra quem eles quiserem e receberão na moeda que mais lhes convier , Putin , certíssimo 👍

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.