Fim de junho de 2021. Esse é o período em que a Ferrovia Norte-Sul terá sua obra concluída. Ao menos essa foi a promessa firmada publicamente pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, na noite desta quinta-feira, 18.
Leia mais: “Bolsonaro anuncia isenção do imposto federal sobre óleo diesel”
Ao participar de live ao lado do presidente Jair Bolsonaro, Gomes de Freitas reforçou já haver trechos em operação da ferrovia. Sobre o restante, garantiu que será entregue pelo governo federal ainda no decorrer deste semestre.
Uma vez concluída, a Ferrovia Norte-Sul interligará a Região Norte (a partir de Belém) ao Sudeste (pela malha ferroviária do Estado de São Paulo, que leva até o porto de Santos). A linha ainda passará pelos Estados de Tocantins, Goiás e Minas Gerais.
Ânimo para a economia
O ministro da Infraestrutura enfatizou que, uma vez concluída, a obra ajudará a movimentar a economia brasileira. De acordo com ele, amalha ferroviária em questão será responsável pelo transporte de commodities e “carga em geral.”
Será que o Ministro Tarcísio faz milagres ou os antecessores têm explicações razoáveis para a extrema incompetência de suas gestões?