O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, em razão de o líder uruguaio defender o livre-comércio entre países. A declaração do petista foi proferida nesta segunda-feira, 30, durante reunião com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
“Ele [Lacalle Pou] está quase pedindo licença para fazer um acordo de livre-comércio com a China sozinho”, disse Haddad. “Ele quer o melhor dos mundos: ficar no Mercosul e fazer um acordo de livre-comércio, o que, na minha opinião, é difícil de conciliar.”
Na semana passada, Lacalle Pou disse que o Mercosul deve ser “moderno, flexível e aberto ao mundo”. “Sabemos que o Brasil tem um peso econômico e demográfico importante, não tenho problema nenhum em admitir isso”, observou. “O Uruguai vai avançar nas negociações com a China, como tem feito até agora. O Brasil pode, paralelamente, fazer seu caminho. Depois disso, vamos compartilhar tudo aquilo que foi negociado. Para resumir: o Mercosul que queremos precisa ser um Mercosul moderno, flexível e aberto ao mundo.”
A declaração de Lacalle Pou ocorre na esteira das recentes críticas de integrantes do bloco aos uruguaios. Os coordenadores nacionais do Brasil, da Argentina e do Paraguai no Mercosul criticaram o fato de Montevidéu ter buscado acordos bilaterais com outras nações.
Em nota conjunta, os três países disseram ter informado o Uruguai que se reservam o “direito de adotar as eventuais medidas que julgarem necessárias para a defesa de seus interesses” jurídicos e comerciais.
Mercosul…salvem-se quem puder. Isso é um atraso para qualquer pais que minimamente quer crescer. As pessoas irão entender, a partir de agora, pra que serve isso. O Brasil vai ser a mamãe do Mercosul, e nós os financiadores.
Esse lixo aí só fala o que o nine manda ele falar… um zero a esquerda do nada.
O Uruguai esta cagando e andando para Poste e para o Mercosul.
Em breve o Haddad vai pedir ajuda às cartas, às placas ou aos economistas de verdade. Os seus conhecimentos estão abaixo de sofrivel.
Curioso, não sabia que tinha clube do bolinha nessas negociações…
Ele é o presidente do seu país, então ele tem o direito de negociar com quem quiser e parece que vcs não vão conseguir a adesão do Uruguai na palhaçada
É hora do Brasil cair fora deste tal de Mercosul. Ele é um bloco ideológico e não de desenvolvimento econômico. O único que tem a perder com esse bloco é o Brasil.
Presidente do Uruguai faz bem, levar em cosnideração o que gente loca pensa e faz! Vá lá…eita!
Esse fracassado do Haddad , é tão ruim que conseguiu se pior que o falecido ex prefeito Celso Pitta. Não sabe nem o que fala.
O Haddad é o Dilmo da economia,esse governo fraudado está fazendo tudo para prejudicar o país,para se vingar 580 dias de prisão do ladrão que foi de norte á sul pedido pelo povo.
querido poste
a los uruguayos no nos interesa su opinión…
va a haber libre comercio, le guste o no
un abrazo !
Já sabemos que não entende nada de porra nenhuma. Poderia se abster de falar sobre qualquer coisa.
É assustador o nível de ignorância do poste da economia.
Haddad é um desastre . É melhor guardar de boca fechada .
Senta a pua Uruguai.
Esse bloco econômico está mais para bloqueio econômico!
o presidente uruguaio defende os interesses do povo uruguaio, o andrade defende a ideologia canhoteira em prejuizo da populaçao brasileira
Fico pensando, como esse figurante ainda abre a boca pra falar alguma coisa. Com a boca calada é um poeta.
O Uruguai não quer ficar preso a uma burocracia esquerdista que vem dominando o bloco na qual nada se resolve rapidamente. Guedes falou o mesmo no início do governo Bolsonaro e estava coberto de razão.
Esse Mercosul está mais para um bloco carnavalesco do que para qualquer coisa econômica. Quando a Venezuela for aceita, aí vira uma pornochanchada difícil de assistir. Kkkkk
Sempre tenho dito que o tal de Mercosul é uma bola de ferro amarrada na canela do Brasil. Pelo visto o Uruguai está começando a entender da mesma forma. O Mercosul não passa de um bloquinho ideológico constituído como embrião da URSAL. Retira a autonomia e soberania de seus membros atrelando os interesses de todos eles, impedindo que façam a escolha que convém a cada um dentro do comércio exterior.
Há clausulas no tratado do Mercosul que impedem os 4 países de negociarem outros acordos individualmente. O problema é que o Mercosul dormiu no ponto! Não avançamos com acordos com o NAFTA e nem com a União Europeia. Estamos ficando isolados no mundo!
Por isso que o Uruguai começou a negociar com a China, porque seria quase que impossível querer convencer os demais membros (Brasil, Paraguai e Argentina) a negociar em bloco com os chineses. Um tratado de um país com outro já é complicado de negociar, imagina quando tem 4 países de um dos lado da mesa? E definitivamente, nem o Brasil e nem a Argentina tem interesse em negociar com ninguém. Se depender de Lula e Fernandes, viveremos eternamente no atraso.
Esses malucos acham mesmo que vão formar um blocao comunista para se aliar a Rússia e China, para no futuro se opor aos EUA. Esses malucos vivem presos ao passado.
Haddad critica o Presidente do Uruguais por falar a verdade; para os petralhas quem fala a verdade é golpista.
Se o npresidente do Uruguay fosse um tupamaro, merdhad estaria o elogiando, dizendo que é está certo e livre para negociar como bem quiser.
Esse Mercosul não decola. A intenção de Lula e cooptar esses países para formação de um bloco comunista na América Latina. O Uruguai está fazendo o certo, acordos bilaterais com a China.
MerDosur