Haddad critica presidente do Uruguai: ‘Quer livre-comércio’

Ministro da Fazenda acredita que não é ‘conciliável’ estar no Mercosul e negociar com outros países ao mesmo tempo

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Para Haddad, Lacalle Pou 'quer o melhor dos mundos' | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Para Haddad, Lacalle Pou 'quer o melhor dos mundos' | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, em razão de o líder uruguaio defender o livre-comércio entre países. A declaração do petista foi proferida nesta segunda-feira, 30, durante reunião com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

“Ele [Lacalle Pou] está quase pedindo licença para fazer um acordo de livre-comércio com a China sozinho”, disse Haddad. “Ele quer o melhor dos mundos: ficar no Mercosul e fazer um acordo de livre-comércio, o que, na minha opinião, é difícil de conciliar.”

Na semana passada, Lacalle Pou disse que o Mercosul deve ser “moderno, flexível e aberto ao mundo”. “Sabemos que o Brasil tem um peso econômico e demográfico importante, não tenho problema nenhum em admitir isso”, observou. “O Uruguai vai avançar nas negociações com a China, como tem feito até agora. O Brasil pode, paralelamente, fazer seu caminho. Depois disso, vamos compartilhar tudo aquilo que foi negociado. Para resumir: o Mercosul que queremos precisa ser um Mercosul moderno, flexível e aberto ao mundo.”

-Publicidade-

A declaração de Lacalle Pou ocorre na esteira das recentes críticas de integrantes do bloco aos uruguaios. Os coordenadores nacionais do Brasil, da Argentina e do Paraguai no Mercosul criticaram o fato de Montevidéu ter buscado acordos bilaterais com outras nações.

Em nota conjunta, os três países disseram ter informado o Uruguai que se reservam o “direito de adotar as eventuais medidas que julgarem necessárias para a defesa de seus interesses” jurídicos e comerciais.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

27 comentários Ver comentários

  1. Mercosul…salvem-se quem puder. Isso é um atraso para qualquer pais que minimamente quer crescer. As pessoas irão entender, a partir de agora, pra que serve isso. O Brasil vai ser a mamãe do Mercosul, e nós os financiadores.

  2. Em breve o Haddad vai pedir ajuda às cartas, às placas ou aos economistas de verdade. Os seus conhecimentos estão abaixo de sofrivel.

  3. Ele é o presidente do seu país, então ele tem o direito de negociar com quem quiser e parece que vcs não vão conseguir a adesão do Uruguai na palhaçada

  4. É hora do Brasil cair fora deste tal de Mercosul. Ele é um bloco ideológico e não de desenvolvimento econômico. O único que tem a perder com esse bloco é o Brasil.

  5. O Haddad é o Dilmo da economia,esse governo fraudado está fazendo tudo para prejudicar o país,para se vingar 580 dias de prisão do ladrão que foi de norte á sul pedido pelo povo.

  6. O Uruguai não quer ficar preso a uma burocracia esquerdista que vem dominando o bloco na qual nada se resolve rapidamente. Guedes falou o mesmo no início do governo Bolsonaro e estava coberto de razão.

  7. Esse Mercosul está mais para um bloco carnavalesco do que para qualquer coisa econômica. Quando a Venezuela for aceita, aí vira uma pornochanchada difícil de assistir. Kkkkk

  8. Sempre tenho dito que o tal de Mercosul é uma bola de ferro amarrada na canela do Brasil. Pelo visto o Uruguai está começando a entender da mesma forma. O Mercosul não passa de um bloquinho ideológico constituído como embrião da URSAL. Retira a autonomia e soberania de seus membros atrelando os interesses de todos eles, impedindo que façam a escolha que convém a cada um dentro do comércio exterior.

  9. Há clausulas no tratado do Mercosul que impedem os 4 países de negociarem outros acordos individualmente. O problema é que o Mercosul dormiu no ponto! Não avançamos com acordos com o NAFTA e nem com a União Europeia. Estamos ficando isolados no mundo!
    Por isso que o Uruguai começou a negociar com a China, porque seria quase que impossível querer convencer os demais membros (Brasil, Paraguai e Argentina) a negociar em bloco com os chineses. Um tratado de um país com outro já é complicado de negociar, imagina quando tem 4 países de um dos lado da mesa? E definitivamente, nem o Brasil e nem a Argentina tem interesse em negociar com ninguém. Se depender de Lula e Fernandes, viveremos eternamente no atraso.

    1. Esses malucos acham mesmo que vão formar um blocao comunista para se aliar a Rússia e China, para no futuro se opor aos EUA. Esses malucos vivem presos ao passado.

  10. Se o npresidente do Uruguay fosse um tupamaro, merdhad estaria o elogiando, dizendo que é está certo e livre para negociar como bem quiser.

  11. Esse Mercosul não decola. A intenção de Lula e cooptar esses países para formação de um bloco comunista na América Latina. O Uruguai está fazendo o certo, acordos bilaterais com a China.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.