O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu mais uma vez uma mudança na meta da inflação brasileira e afirmou que não há sentido no critério atual. A declaração do petista ocorreu em entrevista ao programa Caminhos, da CNN Brasil.
Haddad acenou para a possibilidade de que a meta deixe de ser anual e passe a ser contínua, sendo atingida ao longo do tempo. “Brasil e Turquia são os únicos dois países que adotam regime de meta com uma especificidade que, na minha opinião, não faz o menor sentido, que é o tal ano-calendário.”
O petista citou como exemplo os modelos norte-americano e europeu, ao ressaltar que, mesmo com a inflação a 8,5%, o Banco Central Europeu (BCE) ajusta os juros para que o objetivo de baixar a alta dos preços para 2% seja alcançado. O modelo conta com uma série de variáveis para a sua execução.
“O que todo mundo que adotou a meta de inflação fez?”, interpelou Haddad. “Você analisa a economia do país, crava um objetivo e não fixa o ano-calendário. Alguns chamam de meta contínua, ou seja, se é 3 por cento, persegue os 3 por cento.”
Meta de inflação
A meta de inflação é definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que orienta o Banco Central (BC) na hora de definir a taxa básica de juros da economia, a Selic. A meta para este ano é de 3,25%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto porcentual. O piso é 1,75%, e o teto é 4,75%.
Questionado sobre as críticas do governo à política de juros do BC, Haddad disse acreditar que a discussão deve ser mais técnica do que política. Em seu entendimento, a discussão sobre a atual taxa básica de juros — alocada em 13,75% ao ano — não é se vai ser reduzida, mas de quanto deve ser.
Haddad novamente falando bobagens. Mas o que é possível aferir das falas do petista é que se algum índice econômico não é atingido, a solução não é buscar atingir a meta. A solução é fazer o índice deixar de existir. É assim que o PT age.
O quê este poste zerado entende de Economia?
Ué, ele fez três meses de um curso de economia que nunca foi. Não poderia ter idéia melhor. É do pt…
Como somos culpados por deixarmos espaço para pessoas estranhas como estas irem se aprochegando do poder (do nosso dinheiro, que mede nosso trabalho), recomendo focar nas lives de quartas-feiras de Fernão Lara Mesquita, sempre às 20h30, pois ali reunimos foco, força e inteligência – gradativamente – para implantar o que fez a Coreia do Sul em 2005: o voto distrital puro com recall.
Puxa, será preciso escrever um livro com essas teorias para substituir os outros superados.
Sempre querendo resolver os problemas mexendo na linguagem, mesmo que o mundo continue a mesma m…
Quem manda gastar a rodo.
Taxar os contribuintes com impostos não faz a economia girar.
Vá estudar economia e sente na primeira fila para recuperar o atraso.
O ministro analfabeto do ex presidiário vai inventar a roda quadrada pra mover o automóvel dos jumentos que acreditou no projeto desgoverno.
Ninguém aqui entendeu nada, o Taxad é um incompreendido, por ter um Q.I. acima da média nacional: O que ele disse é o seguinte, é muito simples: Vamos fixar a infleção anual em 3,5% e, ao atingir os 3,5%, dobra-se a meta, ou seja, a próxima meta será de 7%, e assim por diante. O problema de vocês é que não entendem o raciocínio brilhante do Taxad. Temos um gênio no ministério da fazenda e não sabemos. Desnecessário dizer que isso é uma troça.
Vamos continuar com esse raciocínio brilhante do Taxad? É fantástico comentar esse assunto. Vamos imaginar que o Taxad fixou a taxa anual de inflação em 3% para o ano de 2024, sempre o futuro, pois ele tem uma bola de cristal que só ele tem. Então vamos admitir que lá pelo primeiro trimestre, já se atingiu essa meta, o que fazer? Aumenta-se para 7% se lá pelo segundo trimetre chegou-se aos 7%, aumenta-se para 21% (já não é mais o dobro, já é o triplo, o Taxad perdeu a paciência) e assim, lá vamos nós para mais um buraco negro…
O cara não consegue entender como gastos excessivos do governo, somados à impressão desenfreada de dinheiro, pode causar inflação. Parece piada, mas é o ministro da economia do meu país. 🤦♂️
Provavelmente o poste do Nine está precisando colar mais no cursinho de dois meses que ele fez sobre economia.
Hahahaha
Não tem como não lembrar da Dilmanta falando de não ter meta.. e depois que atingir, dobrar..
Gente.. esses caras não sabem jogar, só fazem lambança e depois culpa as regras do jogo por perder… típico pombo jogando xadrez.
Ideia da WEF: Compliance com o ESG para os mais pobres, recursos infinitos e sem lastro para os que se aliarem ao governo mundial em uma economia Keynesiana sem indexações, tudo via CDBCs. Acham que é um buraco sem fundo, até alguém apertar o botão errado.
Haddad ma sua opinião nada faz sentido mesmo, ministro da fazenda q não entende nada de economia.
Poste do corrupto Lula. O governo tem q para com a gastança.