O gigante de tecnologia chinês Huawei anunciou nesta segunda-feira, 28, que obteve lucro recorde em 2021, mesmo enfrentando restrições comerciais estabelecidas pelos Estados Unidos. A empresa de tecnologia informou em apresentação que registrou alta de 76% no último ano.
Uma das líderes na produção de smartphones no planeta, a Huawei teve lucro líquido de 113 bilhões de iuanes, cerca de US$ 20 bilhões. Trata-se do melhor desempenho da história da companhia. No entanto, o faturamento da empresa chinesa caiu aproximadamente 30% no último ano, ficando na casa de US$ 100 bilhões.
A Huawei não divulgou números detalhados com relação à quantidade de telefones celulares vendidos ao longo de 2021, mas a empresa chinesa é considerada atualmente uma das três principais fabricantes do mundo, ao lado de Samsung e Apple.
O grupo chegou a figurar na liderança internacional do setor, mas em 2019 foi impactado por sanções comerciais por parte do governo dos Estados Unidos. Na oportunidade, o então presidente, Donald Trump, citou preocupação com a segurança nacional ao limitar o fornecimento de peças à empresa da China.
Desde então, os fornecedores da Huawei que usam tecnologia norte-americana para fabricar componentes para a empresa precisam pedir aprovação dos Estados Unidos. A nova orientação acabou dificultando a entrega de peças essenciais e atrapalhando a cadeia de produção.
As restrições à empresa se mantiveram com o governo Joe Biden. Dessa forma, a Huawei vem procurando desenvolver outras linhas de negócios, de modo a diminuir a dependência de fornecedores externos e para manter o vigor de sua operação.
Os desgraçados americanos devem estar com dor de cotovelo. Eu quero que eles se fd*.