Pela primeira vez, os 15 locais pesquisados pelo IBGE apresentaram resultado negativo no mesmo mês
A indústria brasileira recuou 9,1% em março em comparação ao mês de fevereiro, já levando em conta o ajuste sazonal. Essa é a primeira vez na história que os 15 locais da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, que foi iniciada em 2012, apresentaram retração. A pesquisa foi realizada pelo IBGE e divulgada nesta manhã.
A produção industrial, como informado pelo IBGE na semana passada, também mostrou queda de 9,1% em março, o segundo pior mês da série histórica daquela pesquisa.
No levantamento, observou-se uma queda generalizada. Esse resultado é reflexo das medidas de combate ao coronavírus que começaram a ser impostas em março e acabaram prejudicando indústrias em todo o país.
Os Estados que apresentaram as maiores quedas foram Ceará, com -21,8%; Rio Grande do Sul, -20,1%; e Santa Catarina, com recuo de 17,9%, sempre comparando março com o mês anterior.
Em maio de 2018, em meio à greve dos caminhoneiros, o PIM regional caíra em 14 dos 15 locais pesquisados, só crescendo no Pará. Esse era o pior resultado do levantamento do IBGE até então.
Nove Estados tiveram resultados melhores que o nacional. São eles: Pernambuco (-7,2%), Espírito Santo (-6,2%), São Paulo (-5,4%), Bahia (-5,0%), Paraná (-4,9%), Mato Grosso (-4,1%), Goiás (-2,8%), Rio de Janeiro (-1,3%) e Minas Gerais (-1,2%).
Outros setores da economia brasileira que têm o desempenho medido pelo IBGE, como o varejo e o de serviços, também exibiram fortes recuos em março.