Principal indicador da Bolsa de Valores do Brasil (B3), o Ibovespa encerrou o pregão em alta nesta quarta-feira, 29. O resultado ocorreu na esteira da alta dos indicadores externos e em meio às expectativas dos investidores com o projeto para o novo arcabouço fiscal. O dólar fechou hoje em mais um dia de queda, valendo R$ 5,14.
Enquanto o Ibovespa encerrava o dia no azul, os três principais indicadores do mercado norte-americano registraram ganhos. O Dow Jones subiu 1%, ao mesmo tempo em que a Nasdaq e o SP&500 tiveram alta de 1,4% e 1,8% respectivamente.
No Brasil, o mercado está com os olhos voltados para o governo, à espera do projeto para o novo arcabouço fiscal do país. Fernando Haddad, ministro da Fazenda, e o presidente Lula devem fechar os detalhes finais da proposta.
O arcabouço mostrará ao investidores como o governo pretende fazer diante do crescimento dos gastos. De acordo com a agência Bloomberg, Haddad pretende implantar medidas que zerem o déficit primário até 2024 — ou seja: que eliminem o saldo negativo das contas públicas. Com o projeto, o Ministério da Fazenda teria previsto superávits crescentes para o país até 2026.
Ainda segundo a publicação, Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, disse que Lula já deu o aval para a proposta feita pela equipe de Haddad. Desse modo, o projeto do novo arcabouço fiscal deve ser apresentado nos próximos dias.