Indicador Antecedente de Emprego sobe 1,6 ponto em julho

Elaborado pela FGV, índice está em seu melhor nível desde fevereiro de 2020
-Publicidade-
Quanto maior a pontuação do Iaemp, melhor o cenário para contratações no Brasil
Quanto maior a pontuação do Iaemp, melhor o cenário para contratações no Brasil | Foto: Reprodução/Mídias Sociai

O Indicador Antecedente de Emprego (Iaemp) marcou 89,2 pontos em julho deste ano e está em seu melhor nível desde fevereiro de 2020 — antes do desembarque da covid-19 no Brasil. O índice monitorado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) subiu 1,6 ponto no sétimo mês de 2021 e, em médias trimestrais, variou 3,5 pontos para 86,7 pontos.

Leia também: “Com alta de 1,2% em maio, setor de serviços supera nível pré-pandemia”

“O Iaemp mantém em julho a tendência positiva dos últimos meses, retornando ao nível anterior à pandemia”, afirma Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE. “O resultado positivo sugere que a melhora nos números da pandemia e a redução das medidas restritivas podem estar impulsionando a retomada do mercado de trabalho. Além disso, também há uma expectativa mais favorável em serviços, setor que emprega muito, com a maior circulação de pessoas. Mas é importante ressaltar que ainda existe um espaço para recuperação e que até mesmo o nível pré-pandemia ainda retratava um cenário desafiador no mercado de trabalho.”

-Publicidade-

Dos sete componentes do indicador, cinco contribuíram para a alta mensal. A situação corrente dos negócios no setor dos serviços apareceu em destaque, acrescentando 1,4 ponto para o aumento geral.

Entenda o Iaemp

Elaborado por meio de uma combinação de séries extraídas das Sondagens da Indústria, de Serviços e do Consumidor, o Iaemp tem a capacidade de antecipar os rumos do mercado de trabalho no país. Quanto maior sua pontuação, melhor o cenário para contratações.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro