A taxa média de juros do cartão de crédito rotativo chegou a 445,7% ao ano, informou nesta quarta-feira, 27, o Banco Central. Em julho, os juros estavam em 441,3% ao ano. Desde dezembro, o custo de crédito nesta modalidade está acima de 400%.
A taxa chega ao maior nível desde maio (454% ao ano). O crédito rotativo também figura 46,1 pontos porcentuais mais caro no acumulado dos últimos 12 meses e já saltou 33,8 pontos porcentuais somente em 2023.
Juros do rotativo estão em debate no Congresso
Os juros do cartão de crédito rotativo estão no centro de debates no Congresso. A Câmara aprovou um projeto de lei que limita os juros em 100%, e prevê que o setor bancário apresente uma proposta alternativa para reduzir as taxas nesta modalidade em até 90 dias, depois da sanção do projeto. No Senado, o tema é discutido dentro do projeto do Desenrola, programa de renegociação de dívidas.
+ Leia as últimas notícias de Economia no site da Revista Oeste.
Dados divulgados pelo Banco Central, também mostram que, considerando todas as modalidades de cartão de crédito, os juros estão em 101,5% ao ano.
Para as famílias, a taxa média de juros ficou em 57,7% ao ano, com redução de 0,6 ponto porcentual no mês e incremento de 3,7 pontos em 12 meses.
Já o endividamento das famílias teve leve queda de 0,4 ponto e ficou em 47,8% até julho. Em 12 meses, a alta é de 2,3 pontos. Esse dado considera o endividamento no setor financeiro apenas.
O comprometimento de renda das pessoas físicas, com as dívidas, está em 27,6%, queda de 0,7 ponto no mês e alta de 0,3 ponto no ano.
Infelizmente no Brasil não se aplica a Lei da Usura (agiotagem) aos bancos, verdadeiros sanguessugas do povão sem esquecer outras instituições que o fazem mas com mais sutileza, não colocam o nome na Serasa, não tentam tirar seus bens para quitar dividas com juros abusivos etc. Agora, na minha santa ignorância o Banco Central responsável pelo controle monetário e também fiscalizador das boas atividades bancárias ao invés de sair pela tangente e simplesmente informar a taxa que estamos sendo onerados pois não precisam fazer isso nós sabemos, aliás as taxas aparecem desavergonhadamente na fatura dos CC, deveria era chamar os banqueiros que praticam tal abuso e questionar qual a base para se cobrar taxas que creio nem na Argentina, Turquia etc cobram. Ah esqueci eles alegam que é a tal Lei do Mercado (os bancos) e assim a nave vai e leva o povo para o buraco. O velho (aqui com respeito) e valente general francês Charles de Gaulle ( que não era melancia) estava bem certo o Brasil não é um país sério
Pura agiotagem.
Isto não dá cadeia ?