O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, que atualmente comanda a Secretaria da Fazenda e do Planejamento do Estado de São Paulo, afirmou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, vem fazendo o possível, mas perdeu muitos poderes por ter de atender aos anseios do presidente Jair Bolsonaro.
As declarações de Meirelles foram dadas durante entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan, nesta quarta-feira, 12.
“O ministro Paulo Guedes faz o que consegue. Evidentemente, ele perdeu muito poder”, disse o ex-presidente do Banco Central (BC). “O que está acontecendo, na prática, é que a teorização está muito boa, mas a execução não está sendo bem feita. Está sendo fraca.”
Na avaliação de Meirelles, como Guedes “está atendendo a todos os desejos do presidente”, o resultado é “uma série de desarranjos fiscais que estão influenciando o crescimento e a inflação”.
Meirelles comentou as afirmações do atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, que lembrou dos efeitos da pandemia de covid-19 sobre a cadeia global de produção, o que gerou inflação em diversos países do mundo. Em 2021, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou em alta de 10,06%.
“Houve, de fato, um problema na cadeia global de produção. A pandemia desorganizou muito isso. Aumentou a demanda mundial e aumentaram os preços internacionais de diversos produtos que o Brasil importa, como combustível e alguns alimentos, e que o país exporta, como as commodities de maneira geral”, concordou o ex-ministro.
“Como o Brasil é um grande exportador de commodities, normalmente o que ocorre é que, quando há um aumento do preço internacional, há um aumento em dólares. Mas isso aumenta o valor das exportações brasileiras, o que faz com que o dólar caia na sua cotação diante do real”, prosseguiu Meirelles.
“Isso normalmente compensa essas variações internacionais de preço. Desta vez, devido a uma série de inseguranças em relação às questões fiscais, de precatórios, de furar o teto de gastos, não houve a queda do dólar. Ficou alto pelas incertezas fiscais, e isso levou ao aumento da inflação”, concluiu o secretário da Fazenda do governo paulista.
MEIRELLES devia pegar seu enorme IATE, avaliado em mais de 80 milhões de reais, no porto de Saco da Ribeira ou PARATY e ir dar uma transada com seu namorado jornalista/estagiário do ESTADÂO.
Vai lá dar uma brocada nas ilhas das cobras e VÊ SE NÃO VOLTAM MAIS..
bom é vc né carapalida, que aumentou o ICMS de tudo aqui em São Paulo, aumentou o IPVA, a taxa de licenciamento, tudo em plana pandemia junto com o seu chefinho calcinha apertada, estes caras acham que enganam quem.
A influência do calcinha apertada está espreemendo seu cérebro: “uma série de desarranjos fiscais que estão influenciando o crescimento e a inflação”. Os países do primeiro mundo estão com desarranjos fiscais ainda maiores, é? Em eleição vale tudo!
Jovem Pan……será de esquerda ou de direita??
Minha avaliação é de que o unico programa de direita nessa emissora se chama ‘Os Pingos no Is’
Tutinha, conta ae pra nós………Posicione-se!
É uma assombração.
…
Como se ele tivesse muita autonomia no Governo Dória…….
Ademais, esse safado do Meireles está fazendo campanha pro bosdória!
O contador tem que viabilizar e dar consultoria ao que o empresário tem a intenção de fazer! No caso da administração federal é a mesma coisa. O presidente tem compromissos com seu eleitorado e tem que por em prática seu plano de governo, não a qualquer custo, tudo tem que ser viabilizado pelo ministério da economia em!
Foi um executivo bem-sucedido na iniciativa privada, mas manchou toda sua biografia quando migrou para vida pública. Caiu no canto da sereia. Hoje, segue os passos do FHC, presta um desserviço ao povo do Brasil com declarações que em nada ajudam o país, somente fofocas de um típico amargurado final de carreira.
Esse sujeito não tem moral pra dizer nada.
Totalmente desacreditado
Meirelles é um bostejador do calcinha
Outro integrante do planeta lacrolândia!
Meireles fala, mas não tem autonomia em São Paulo. O governador rebolante nunca deu autonomia a nenhum secretário estadual.
Meirelles indica a direção. Ótimo! Vamos no sentido contrário. Simples assim.
ESSE MEIRELEES !