publicidade
Economia

Meirelles: 'Guedes faz o que consegue, mas perdeu poder'

Segundo o ex-ministro da Fazenda, atual chefe da Economia 'está atendendo a todos os desejos' de Jair Bolsonaro

O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, que atualmente comanda a Secretaria da Fazenda e do Planejamento do Estado de São Paulo, afirmou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, vem fazendo o possível, mas perdeu muitos poderes por ter de atender aos anseios do presidente Jair Bolsonaro.

As declarações de Meirelles foram dadas durante entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan, nesta quarta-feira, 12.

Receba nossas atualizações

“O ministro Paulo Guedes faz o que consegue. Evidentemente, ele perdeu muito poder”, disse o ex-presidente do Banco Central (BC). “O que está acontecendo, na prática, é que a teorização está muito boa, mas a execução não está sendo bem feita. Está sendo fraca.”

Na avaliação de Meirelles, como Guedes “está atendendo a todos os desejos do presidente”, o resultado é “uma série de desarranjos fiscais que estão influenciando o crescimento e a inflação”. 

Meirelles comentou as afirmações do atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, que lembrou dos efeitos da pandemia de covid-19 sobre a cadeia global de produção, o que gerou inflação em diversos países do mundo. Em 2021, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou em alta de 10,06%.

“Houve, de fato, um problema na cadeia global de produção. A pandemia desorganizou muito isso. Aumentou a demanda mundial e aumentaram os preços internacionais de diversos produtos que o Brasil importa, como combustível e alguns alimentos, e que o país exporta, como as commodities de maneira geral”, concordou o ex-ministro. 

“Como o Brasil é um grande exportador de commodities, normalmente o que ocorre é que, quando há um aumento do preço internacional, há um aumento em dólares. Mas isso aumenta o valor das exportações brasileiras, o que faz com que o dólar caia na sua cotação diante do real”, prosseguiu Meirelles. 

“Isso normalmente compensa essas variações internacionais de preço. Desta vez, devido a uma série de inseguranças em relação às questões fiscais, de precatórios, de furar o teto de gastos, não houve a queda do dólar. Ficou alto pelas incertezas fiscais, e isso levou ao aumento da inflação”, concluiu o secretário da Fazenda do governo paulista. 

Relacionadas

17 comentários
  1. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    MEIRELLES devia pegar seu enorme IATE, avaliado em mais de 80 milhões de reais, no porto de Saco da Ribeira ou PARATY e ir dar uma transada com seu namorado jornalista/estagiário do ESTADÂO.
    Vai lá dar uma brocada nas ilhas das cobras e VÊ SE NÃO VOLTAM MAIS..

  2. Cervantes 51
    Cervantes 51

    bom é vc né carapalida, que aumentou o ICMS de tudo aqui em São Paulo, aumentou o IPVA, a taxa de licenciamento, tudo em plana pandemia junto com o seu chefinho calcinha apertada, estes caras acham que enganam quem.

  3. carlos roberto de moura
    carlos roberto de moura

    A influência do calcinha apertada está espreemendo seu cérebro: “uma série de desarranjos fiscais que estão influenciando o crescimento e a inflação”. Os países do primeiro mundo estão com desarranjos fiscais ainda maiores, é? Em eleição vale tudo!

  4. Noel BOLSONARO Brasil
    Noel BOLSONARO Brasil

    Jovem Pan……será de esquerda ou de direita??
    Minha avaliação é de que o unico programa de direita nessa emissora se chama ‘Os Pingos no Is’
    Tutinha, conta ae pra nós………Posicione-se!

  5. Francisco
    Francisco

    Como se ele tivesse muita autonomia no Governo Dória…….

  6. Eduardo
    Eduardo

    Ademais, esse safado do Meireles está fazendo campanha pro bosdória!

  7. Eduardo
    Eduardo

    O contador tem que viabilizar e dar consultoria ao que o empresário tem a intenção de fazer! No caso da administração federal é a mesma coisa. O presidente tem compromissos com seu eleitorado e tem que por em prática seu plano de governo, não a qualquer custo, tudo tem que ser viabilizado pelo ministério da economia em!

  8. Flavio
    Flavio

    Foi um executivo bem-sucedido na iniciativa privada, mas manchou toda sua biografia quando migrou para vida pública. Caiu no canto da sereia. Hoje, segue os passos do FHC, presta um desserviço ao povo do Brasil com declarações que em nada ajudam o país, somente fofocas de um típico amargurado final de carreira.

  9. José Carlos D Amico
    José Carlos D Amico

    Esse sujeito não tem moral pra dizer nada.
    Totalmente desacreditado

  10. Roberto Fakir
    Roberto Fakir

    Meireles fala, mas não tem autonomia em São Paulo. O governador rebolante nunca deu autonomia a nenhum secretário estadual.

  11. BOANERGES FREITAS
    BOANERGES FREITAS

    Meirelles indica a direção. Ótimo! Vamos no sentido contrário. Simples assim.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.