Segundo o relatório do Boletim Focus, do Banco Central (BC), divulgado nesta segunda-feira, 23, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve fechar 2021 registrando um crescimento de 5,27%.
Trata-se de uma leve oscilação para baixo em relação à projeção da semana passada (5,28%). Para o ano que vem, os analistas do mercado consultados pelo BC baixaram a estimativa para o PIB de 2,04% para 2%.
Leia mais: “Auxílio Brasil: 9 benefícios do novo programa do governo federal”
Em relação ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, o Boletim Focus apontou um aumento da projeção pela 20ª semana consecutiva. Desta vez, os economistas subiram a estimativa de 7,05% para 7,11% em 2021.
Leia também: “Caixa fecha 2º trimestre com lucro de R$ 6,3 bilhões”
O centro da meta é de 3,75% e, pelo sistema vigente no país, ela será considerada cumprida se ficar entre 2,25% e 5,25%.
Para 2022, o IPCA deve ficar em 3,93%. Na semana passada, a projeção era de 3,9%.
Leia também: “Setor de bares e restaurantes começa a ver ‘luz no fim do túnel’, diz presidente da Abrasel”
Não pertenço ao Clube Militar mas darei um pequeno recado ao Bolsonaro: Com ou sem apoio do povo, faça o que tiver que ser feito. É sua obrigação e de mais ninguém. Mas claro que o povo deve se manifestar nesse próximo 7 de setembro, ajuda um pouco de fato, apenas um apoio moral, só isso.