O Mercado Livre e a Gol anunciaram na última terça-feira, 19, que fecharam uma parceria logística com duração de dez anos. O acordo prevê que a plataforma de comércio eletrônico use uma frota exclusiva da companhia aérea para efetuar entregas em pontos específicos do país.
A operação conjunta vai ter início no segundo semestre de 2022. Com a parceria, o Mercado Livre espera oferecer uma redução no prazo de entrega ao consumidor de algumas capitais do país.
A empresa diz acreditar numa redução de até 80% no tempo de entrega em rotas mais longas, como as das regiões Norte e Nordeste. Nos itinerários médios, como no Centro-Oeste, a diminuição esperada é de até 50%.
Entre as capitais brasileiras que vão ser contempladas na nova operação estão Manaus, Belém, Fortaleza, São Luís, Teresina, Recife, Natal, João Pessoal, Salvador, Brasília, Goiânia e Cuiabá.
Os seis aviões que vão fazer as entregas pertencem atualmente à frota de passageiros da Gol. Essas aeronaves agora serão convertidas em cargueiros, com a marca do Mercado Livre na fuselagem, e vão ter capacidade para transportar até 24 toneladas de produtos.
O acordo com o Mercado Livre ainda prevê que a Gol possa fornecer mais seis aviões para a operação até 2025.