Mercado prevê mais um mês difícil para a Bolsa de Valores

A pressão externa e a falta de perspectivas favoráveis vão continuar pressionando o principal índice da bolsa brasileira
-Publicidade-
Após registrar terceiro mês seguido de queda, em outubro, B3 deve 'caminhar de lado', segundo economista | Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR
Após registrar terceiro mês seguido de queda, em outubro, B3 deve 'caminhar de lado', segundo economista | Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR

A Bolsa de Valores brasileira (B3) fechou setembro no vermelho. Principal índice de ações da B3, o Ibovespa teve um tombo de 6,5%, terceiro mês seguido de queda.

O último trimestre do ano começa com desdobramentos aqui no país e no mercado externo que vão manter pressão sobre o índice brasileiro.

Fábio Klein, consultor econômico da Tendências, afirma que a Bolsa precisa de sinais que permitam uma retomada. Contudo, não há muitas perspectivas para outubro. “A pressão continua presente, com oscilações e volatilidade, impactando o mercado e dando sinais de aversão ao risco. Em outubro, a B3 deve caminhar de lado”, explicou.

-Publicidade-

Aqui no Brasil, os sinais aumentam as incertezas, sobretudo em relação a questões fiscais que rondam o orçamento de 2022, a PEC dos precatórios e a elevação da taxa de juros.

Lá fora, as bolsas globais sinalizam o retorno da aversão ao risco com a proximidade do Federal Reserve (Fed, na sigla em inglês, equivalente ao Banco Central dos Estados Unidos) em retirar os estímulos monetários no país. Além disso, a inflação elevada, a crise energética global e os riscos regulatórios provenientes da China também vão continuar preocupando os investidores.

“A combinação desses fatores pressiona os ativos brasileiros, sendo ruim para a renda variável que gosta de perspectiva positiva”, disse Fábio Klein.

Leia também: “Preço dos combustíveis é pauta de reunião entre Bolsonaro, Guedes e Lira”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.