Nova usina nuclear brasileira inicia operações em 2031

Unidade abastecerá uma cidade com 1,5 milhão de habitantes
-Publicidade-
Obras da usina nuclear Angra 3, em 2015 | Foto: Divulgação/Agência Brasil
Obras da usina nuclear Angra 3, em 2015 | Foto: Divulgação/Agência Brasil

O governo federal planeja a construção de uma nova usina nuclear no país, com início de operação para 2031. É o que informa consulta pública feita pelo Ministério de Minas e Energia, divulgada na segunda-feira 24.

Sem indicar o local da construção da usina nuclear, o Poder Executivo informou que a unidade pode ficar no Sudeste ou no Centro-Oeste do país. Espera-se que mais detalhes sejam publicados em breve pelas autoridades.

“Os atributos de confiabilidade de geração, elevado fator de capacidade e livre de emissões de gases causadores de efeito estufa concretizam essa tecnologia como opção na matriz elétrica brasileira”, ressalta trecho do plano da pasta.

-Publicidade-

Com duas usinas (Angra 1 e 2, em Angra dos Reis-RJ), a matriz responde hoje por menos de 3% de toda a energia gerada no país. A previsão oficial é que a nova usina nuclear tenha capacidade de gerar 1 gigawatt (GW) de energia, o suficiente para abastecer uma cidade com 1,5 milhão de habitantes.

O governo federal sustenta que o país é privilegiado também na oferta de urânio, combustível necessário para as usinas nucleares, e domina toda a tecnologia do ciclo, desde a mineração até a montagem da usina.

“Há de se ressaltar também o quadro técnico de pessoas com experiência de sucesso na operação e na manutenção das usinas de Angra 1 e 2, bem como centros de ensino e pesquisas na área nuclear”, acrescentou a pasta.

No que diz respeito à usina nuclear de Angra 3, de 1,405 GW, a expectativa do governo é que o projeto inicie a operação comercial em novembro de 2026, com a planta em plena capacidade no ano seguinte.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.