O empresário José Mauro Ferreira tomou posse como novo presidente da Petrobras nesta quinta-feira, 14, em cerimônia na sede da empresa, no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
No discurso de posse, Ferreira Coelho falou que o momento pede esforços de comunicação da Petrobras para fora da empresa. A capacidade de dialogar com a sociedade e com os poderes era uma das críticas a respeito do trabalho do antecessor, o general Joaquim Luna e Silva, em razão da mediação da crise dos preços dos combustíveis.
“Farei uma gestão que valorizará o aperfeiçoamento da comunicação, principalmente o aperfeiçoamento da comunicação externa. Buscaremos maior interação com a sociedade. Temos que entender a importância que essa empresa tem para os brasileiros”, afirmou Ferreira Coelho.
“Teremos uma maior integração com o Congresso, com o Executivo Federal e com os Poderes Executivo e Legislativo dos estados, uma Petrobras que trabalhará mais para fora.”
O novo presidente ainda defendeu a atual política de preços da empresa, que vincula os preços dos combustíveis às cotações do dólar e do petróleo no mercado internacional.
“A prática de preços de mercado é condição necessária para criação de um ambiente de negócios competitivos, para a atração de investimentos, para ampliação da infraestrutura do país e para a garantia do abastecimento”, comentou.
Depois de passar por aprovação em assembleia de acionistas na quarta, o nome de Ferreira Coelho foi também avalizado pelo Conselho de Administração, nesta quinta. O novo presidente da Petrobras terá mandato de um ano.
José Mauro Coelho
O nome de Coelho foi escolhido pelo governo federal em 6 de abril, dias depois de o economista Adriano Pires desistir da indicação, em meio à polêmica sobre um eventual conflito de interesse, por sua atuação como consultor de mercado.
Coelho foi diretor da Empresa de Pesquisa Energética. É bacharel em Química Industrial, mestre em Engenharia dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia e doutor em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
José Mauro Coelho assumiu a diretoria da Empresa de Pesquisa Energética em 30 de novembro de 2016. Em sua carreira, acumula quase três décadas de experiência profissional, atuando nos setores de petróleo, gás natural e biocombustíveis. Também foi professor de graduação e pós-graduação, com três livros publicados e mais de 30 trabalhos científicos apresentados em periódicos de congressos nacionais e internacionais.
Primeiríssima providência: proibir, ou melhor, fazer cumprir a proibição do uso de EPI -macacāo laranja, propriedade da Petrobrás – fora das areas industriais e dos precintos da empresa.