Em artigo publicado na Edição 120 da Revista Oeste, Salim Mattar escreve que a melhor solução para a erradicação da pobreza é o emprego.
Leia um trecho
“De fato, nos dias de hoje, é válido falar em um choque de capitalismo. Mesmo com os avanços recentes que estimulam o funcionamento do mercado, como o Novo Marco do Saneamento, das Ferrovias, Cambial, do Gás, das Startups, da Cabotagem e outros mais, ainda foram insuficientes para libertar toda a potencialidade do mercado. A Lei da Liberdade Econômica, que foi um avanço institucional para o mercado, facilitando o ingresso de novos empreendedores na competição por produtos e serviços, foi implementada em apenas 475 dos 5.570 municípios. Cada novo empreendedor e cada pequena e microempresa são sementes de capitalismo que se transformarão, muitas delas, em grandes organizações.
De acordo com o relatório de 2021 do Economic Freedom of the World, o Brasil está na 109ª posição, entre 162 países, com Hong Kong e Cingapura no primeiro e segundo lugar. No Índice de Liberdade Econômica de 2021, elaborado pela Heritage Foundation, o país figura no 143º lugar, entre 178 países. Podemos concluir que o país está longe de ser um ambiente propício ao pleno funcionamento do capitalismo, que requer livre e competitivo mercado.
[…]
Como o melhor programa para erradicar a pobreza é o emprego, precisamos de um choque de capitalismo para gerar emprego e renda, e, assim, reduzir substancialmente a pobreza e eliminar de vez a extrema pobreza.”
Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.
Revista Oeste
A Edição 120 da Revista Oeste vai além do texto de Salim Mattar. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J.R. Guzzo, Silvio Navarro, Guilherme Fiuza, Ana Paula Henkel, Rodrigo Constantino, Iara Lemos, Bruno Freitas, Ubiratan Jorge Iorio, Bruno Meyer, Flávio Gordon, J.D. Tuccille e Luís Ernesto Lacombe.
Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.
Com todo respeito, discordo da premissa. Acho que o melhor programa para a erradicacao da pobreza é a educacao de boa qualidade.
Concordo plenamente. Tenho duas formações técnicas e há mais de 30 anos não me falta trabalho; chego até a recusar alguns convites para emprego. Devo a educação técnica que tive e qualificações na minha área de atuação (Petróleo e gás).