De acordo com Banco Central, até 15 de novembro o sistema será testado para eventuais problemas
A partir desta terça-feira, 3, um grupo limitado de clientes poderá pagar e receber recursos pelo Pix, o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC). A ferramenta entra em fase restrita de operação, para ajustes e correção de eventuais problemas, enquanto o BC faz a migração do serviço do ambiente de testes para o ambiente real.
O Pix funcionará em horários determinados para um grupo de 1% a 5% dos clientes de cada uma das 762 instituições financeiras aprovadas para operar a ferramenta. Os clientes autorizados a participar da fase restrita já foram comunicados.
O novo sistema entrará em operação para todos os clientes no próximo dia 16. Na fase restrita, o Pix estará ativo das 9 às 22 horas, de segunda a quarta-feira. Na quinta, o serviço reabrirá às 9 horas e só se encerrará às 22 horas da sexta-feira, para permitir o teste durante a madrugada.
Leia também: 20 dúvidas que você pode ter sobre o Pix
A partir da próxima segunda-feira, dia 9, as instituições financeiras poderão elevar gradualmente o número de clientes aptos a participar do Pix, até que o sistema entre plenamente em operação, no próximo dia 16, com a possibilidade de fazer pagamentos e recebimentos 24 horas por dia, para toda a população.
Pessoas físicas que realizarem até 30 transações mensais pelo Pix poderão utilizá-lo gratuitamente. A partir da 31ª, as instituições foram autorizadas pelo BC a cobrar uma taxa pelo serviço.
Com informações da Agência Brasil
Pega esse pix e enfia no cux!