O ministro da Economia, Paulo Guedes, avalia reduzir as tarifas de importação e outras taxas para conter a alta da inflação no país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). “Vamos reduzir [tarifas de importação], esse é o momento certo de aumentar a oferta, aumentar a integração nos mercados globais”, afirmou nesta sexta-feira, 10. Segundo Guedes, “isso vai ajudar a controlar um pouco a escalada dos preços”.
Leia mais: “Carta de Bolsonaro ‘colocou tudo de volta aos trilhos’, diz Guedes”
Conforme Oeste noticiou, o IPCA — índice que mede a inflação oficial no Brasil — fechou agosto na maior alta para o mês em 20 anos. Só no acumulado dos últimos 12 meses, subiu 9,68%.
Contudo, o ministro tem uma uma perspectiva positiva de recuo já nos próximos meses. “Inflação é uma questão chave. Eu acho que estamos no pior momento da inflação. Ela vai reduzir lentamente e vamos fechar o ano entre 7,5% e 8% porque ainda temos alguns avanços para fazer”, declarou.
ALÔ PAULO GUEDES! Zera as alíquotas de importação de todos os equipamentos necessários à geração de energia eólica e solar. Fazendo isso, se mata dois coelhos com uma cajadada só.