Anúncio do desinvestimento foi feito pelo presidente da estatal, Roberto Castello Branco, e fizeram ações de ambas as companhias subirem
A Petrobras anunciou nesta segunda-feira que deve vender sua participação na petroquímica Braskem até 2021. O anúncio fez com que as ações de ambas as empresas operassem com valorização na Bolsa de Valores.
“Acreditamos que seja viável até o final do ano, se não, no início do ano que vem, vender essa participação”, disse o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco. “Não há sentido nenhum em a Petrobras ser sócia da Braskem. Primeiro, a Petrobras não é fundo de investimento. Nós não operamos a Braskem, temos apenas participação acionária”.
Nos últimos anos, a estatal tem focado em vender ativos para reduzir dívidas e poder investir em produção de petróleo em águas profundas e ultraprofundas.
Com a chegada da crise do coronavírus, a reavaliação da carteira de investimentos da companhia também se mostrou inadiável. “Estamos fazendo uma revisão completa do portfólio de projetos, uma espécie de ‘stress-test’. Para ver quais podem ser executados, outros que podem ser, mas dependerão de reestruturação, e aqueles que vão ser postergados ou até cancelados definitivamente”, finalizou o executivo.
Fico imaginando a sensação de alívio que estaríamos sentido se a Petrosauro tivesse sido privatizada. Oportunidade perdida, irrecuperável. A partir de agora, o negócio petróleo vai ser um fardo difícil de carregar.