Produto Interno Bruto do setor cresce no primeiro semestre
A agricultura e a pecuária brasileira subiram mesmo diante da pandemia provocada pelo vírus chinês. O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio cresceu 5,2% no primeiro semestre de 2020 (no comparativo com o mesmo período do ano passado). A informação positiva para o setor foi divulgada nesta quinta-feira, 24, pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Leia mais: “Apesar da crise, o agronegócio brasileiro exibe vigor”
O crescimento do PIB do agronegócio no semestre superou o resultado parcial registrado anteriormente. De janeiro a abril, a área teve alta de quase 4%, conforme noticiou Oeste.
“Expectativa de maior produção na safra atual”
Os números alcançados no consolidados do primeiro semestre foram comemorados por CNA e Cepea. As entidades definiram a situação como “excelente”. “O excelente resultado do segmento primário agrícola reflete os preços maiores de janeiro a junho de 2020, frente ao mesmo de 2019, a expectativa de maior produção na safra atual com uma safra recorde de grãos e crescimento destacado de produtos como café e laranja.”
Setor de boas notícias
A divulgação do PIB do agronegócio é mais uma boa notícia protagonizada pelo agronegócio. Nesta semana, o setor já tinha conferido a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projetar a segunda maior safra da história do café. Anteriormente, a informação foi a de que o faturamento da área do ano ampliaria entre 10% e 25% no comparativo com 2019.