-Publicidade-

PIB do Brasil cresce e tem maior variação desde 1996

Produto Interno Bruto aumentou no terceiro trimestre, confirmando que o Brasil saiu da recessão técnica

Produto Interno Bruto aumentou no terceiro trimestre, confirmando que o Brasil saiu da recessão técnica

pib do brasil cresce
Retomada em V não é miragem | Foto: Divulgação/Shutterstock

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta quinta-feira, 3, que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 7,7% no terceiro trimestre, na comparação com os três meses anteriores. Dessa forma, confirma-se a saída do país da chamada “recessão técnica” e a retomada em V preconizada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. “O PIB cresceu 7,7% no terceiro trimestre, na comparação com o segundo trimestre, maior variação desde o início da série em 1996, mas ainda insuficiente para recuperar as perdas provocadas pela pandemia. Com o resultado, a economia do país se encontra no mesmo patamar de 2017, com uma perda acumulada de 5% de janeiro a setembro, em relação ao mesmo período de 2019”, informou o IBGE, em nota publicada hoje. Com o resultado, a economia brasileira reverteu parte das perdas com a fase mais aguda do isolamento social.

De acordo com o instituto, o crescimento de 7,7% no terceiro trimestre é o maior já registrado desde que o IBGE iniciou os cálculos do PIB trimestral, em 1996. Até então, a maior taxa tinha sido a do terceiro trimestre daquele ano (4,3%). Em valores correntes, o PIB do segundo trimestre totalizou R$ 1,891 trilhão. Já em relação ao terceiro trimestre de 2019, o PIB registrou uma queda de 3,9%, a terceira retração seguida nessa base de comparação. No acumulado dos quatro trimestres terminados em setembro, houve queda de 3,4% frente aos quatro trimestres imediatamente anteriores. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. Dois trimestres seguidos de queda do nível de atividade (registrados no 1º e 2º trimestres deste ano) representam uma recessão técnica, que foi superada conforme os números do IBGE.

Leia também: “Retomada em V não é miragem”, reportagem publicada na edição n° 36 da Revista Oeste

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

5 comentários

  1. Com todo esse lixo contra , representado pelo Senado, Câmara, Governadores tipo Dória, STF, Globolixo, UOL, Falha de SP, Estadão, PT, PCdoB, Psol e assemelhados, o país teve um aumento trimestral do PIB de 7,7%! Já pensou se essa turma toda apoiasse, como seria? Isto indica que o governo está no rumo certo! Em frente…

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie-nos a sua opinião, sugestão ou crítica! Fale conosco
-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês