‘PIS/Cofins torna ambiente empresarial brasileiro inóspito’, diz Guedes

Ministro da Economia disse que a PEC 45 que está na Câmara propõe o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substituiria o ISS (estadual), o ICMS (municipal) e o PIS/Cofins (federal).
-Publicidade-
Para Guedes, extinção do PIS/Cofins melhora ambiente empresarial brasileiro/ Foto: Isac Nóbrega/PR
Para Guedes, extinção do PIS/Cofins melhora ambiente empresarial brasileiro/ Foto: Isac Nóbrega/PR | Paulo Guedes, pis/cofins, extinção de impostos, ibs, pec 45, reforma tributária, senado

Ministro da Economia disse que a PEC 45 que está na Câmara propõe o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substituiria o ISS (estadual), o ICMS (municipal) e o PIS/Cofins (federal)

Paulo Guedes, pis/cofins, extinção de impostos, ibs, pec 45, reforma tributária, senado
Para Guedes, extinção do PIS/Cofins melhora ambiente empresarial brasileiro/ Foto: Isac Nóbrega/PR
-Publicidade-

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a dizer, durante sessão da Comissão Mista da Reforma Tributária no Senado,  que as propostas levadas ao Congresso pela equipe dele vão ao encontro do que já existe, tanto na Câmara, quanto no Senado.

“Só a extinção do PIS/Cofins tira de circulação cem regimes especiais que tornam absolutamente inóspito o ambiente empresarial brasileiro”, explicou o ministro, que continuou dizendo que a PEC 45 propõe o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substituiria o ISS (estadual), o ISS (municipal) e o PIS/Cofins (federal).

“Nós sempre defendemos o Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) dual”, lembrou Guedes, que afirmou que seu time agora estuda como o IVA federal poderá ser acoplado a IVAs estaduais e, assim, diminuir impostos no país.

De acordo com o ministro, é dessa junção dos IVAs que nascerá o IBS, idealizado pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP).

Leia também: Paulo Guedes entrega reforma tributária ao Congresso

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

2 comments

  1. Uma dúvida que ainda tenho é se esse novo imposto digital vai ser incluido como bens e serviços ou vai ser separado e especificamente pra comprar online. Guedes deveria explicar mais um pouco sobre isso.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site