A produção industrial brasileira registrou uma queda de 0,2% em novembro do ano passado, na comparação com outubro, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira, 6, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Trata-se da sexta queda mensal consecutiva do indicador. Em outubro de 2021, a queda havia sido de 0,6% na comparação com o mês anterior.
Já em relação ao mesmo período de 2020, o recuo do setor foi maior (-4,4%).
Os dados anunciados pelo IBGE frustraram a expectativa do mercado. A mediana das projeções de analistas consultados pela Refinitiv apontava para uma oscilação positiva de 0,1% na comparação mensal e uma retração de 4,2% na base anual.
No acumulado dos 11 primeiros meses de 2021, no entanto, a produção industrial no Brasil acumula um avanço de 4,7%.
Na divisão por atividades, os maiores recuos foram do segmento dos produtos de borracha e material plástico (-4,8%), além de metalurgia (-3%). Os resultados foram negativos em 19 dos 26 ramos analisados, em 55 dos 79 grupos e em quase 60% dos produtos pesquisados.
“Quando olhamos para o ano anterior, os resultados ao longo de 2021 são quase sempre positivos, pois a base de comparação é baixa, já que no início da pandemia a indústria chegou a interromper suas atividades, fechando com um recuo de 4,5% em 2020”, explica o gerente da pesquisa, André Macedo. “Porém, analisando mês a mês, observamos que, das 11 informações de 2021, nove ficaram negativas. O setor industrial ainda sente muitas dificuldades.”
ibge hummm puxe la tem petralhas la , ranqueós no tapa de la, o que vemos nas ruas é outra coisa