Propostas do PT representam um retrocesso para o país, afirmam especialistas

O deputado Alexis Fontyne (Novo) e os economistas Alan Ghani e Ubiratan Jorge Iorio entendem que a economia do país não suportará as medidas petistas
-Publicidade-
Lula quer furar o teto de gastos para financiar o Bolsa Família
Lula quer furar o teto de gastos para financiar o Bolsa Família | Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert

As propostas apresentadas pela equipe de transição do Partido dos Trabalhadores (PT) representam um retrocesso para a economia do país, visto que tendem a aumentar os gastos públicos e a dificultar a eficiência administrativa do governo. A afirmação é de especialistas consultados pela Revista Oeste.

“É uma irresponsabilidade fiscal enorme”, criticou o deputado federal Alexis Fonteyne (Novo), referindo-se à tentativa petista de furar teto de gastos. “Isso é endividamento das próximas gerações. É emissão de títulos públicos no mercado, que a população brasileira terá de pagar. Lembremos que quem paga a conta são os mais pobres, porque o sistema tributário do país é regressivo.”

-Publicidade-

Alan Ghani, ph.D. em finanças pela Universidade de São Paulo e economista-chefe da SaraInvest, segue na mesma linha. “Quando falamos na criação de novos ministérios, devemos considerar os salários dos ministros e dos assessores, fora os gastos operacionais”, observou, ressalvando que nem sempre a redução de ministérios reflete na diminuição dos gastos públicos. “É uma medida ineficiente, um sinalizador ruim. Isso mostra que o futuro governo visa à expansão da máquina pública. O PT está mostrando que as demais políticas do governo devem seguir essa tendência. Isso nos condena ao atraso.”

Para o economista Ubiratan Jorge Iorio, colunista de Oeste, as equipes econômicas de Lula e Bolsonaro trabalham de maneiras distintas. “A proposta do Guedes era diferente, porque o ministro tem uma perspectiva de enxugamento do Estado e de estímulos ao setor privado”, observou, ao explicar que eventuais ajustes no Orçamento serviriam para compensar as despesas com o Auxílio Brasil. “A proposta do PT, por sua vez, mostra a total falta de responsabilidade que o partido tem com o dinheiro dos pagadores de impostos. Durante a campanha, os petistas prometeram uma série de benesses, mas não tinham ideia de onde viriam os recursos.”

O assinante pode ler a reportagem completa sobre as propostas petistas ao clicar neste link.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

19 comentários Ver comentários

  1. O pt conseguiu comprar o cargo de presidente do Brasil e não sabe como definir os rumos de nenhuma pasta. Em todas as conversas ideias mirabolantes ou loucuras de umas noites na cadeia. Só gastança e corrosão na Petrobrás, na bolsa, no bolso. E mais um ano de trabalho para recuperar essas perdas geradas por um idiota desmiolado, corrupto, ladrão provado e triprovado, por 30 juízes. Toda vez que fala alguma coisa perde valor. O cara é negativo demais…podre…

  2. Faz o L, quero ver os eleitores de Lula na porta do Palácio do Planalto, esperando a Picanha e a cerveja comemorando seus desempregos e suas famílias passando fome, enquanto a turma da elite do amigo dos amigos comer caviar e brindando com champanhe com seus bolsos cheios de dinheiro do nosso suor, kkkkkkkk, será bem mais rápido do que eu esperava, o estrago será grande, quem viver verá.

  3. Não, Senhor Sergio. Não necessariamente. Aliás, uma das propostas aventadas foi a contribuição vinda de grandes lucros. A outra o Serafim pontuou bem, corte de gastos. Lembre-se das privatizações, mais uma fonte de recursos.

  4. essa potestade satânica sempre foi o pai da enganação….lixoooooooooooooo – tudo que desse beócio é hiper destruição…o malandro só quer se dar bem as custas dos otários que o elegeu !!

  5. Para completar os 200 reais q faltam a PEC seria de menos de 50 bilhões ano. O PT pede mais de 250 bilhões ano. Está aí a diferença. Sem contar q com Guedes o governo com certeza cortaria em outros lugares. Já o PT vai promover o maior aumento do gasto da máquina pública da história, ou seja, não fará corte algum.

  6. É inacreditável como os “experts” falam.
    Dizem: “Olhem o país vai quebrar com as medida populistas do PT, e etc.”

    Desconfio que esses “experts” não tem vergonha na cara.

    Porque não sejam claros?

    PORQUE NÃO DIZEM CLARAMENTE:

    “O QUE O PT QUER É O COMUNISMO DA PIOR ESPÉCIE E VAMOS EXPLICAR OS MOTIVOS, PORQUE QUEREMOS AVISAR O POVO DO QUE ESTÁ POR VIR.”

    PORQUE NÃO FALAM?

    PORQUE NÃO TEM CORAGEM DE FALAR?

    ESTOU COM O SACO CHEIO DESSES “ESPECIALISTAS”.

    TODOS SABEMOS QUE OS ESQUERDISTAS JÁ SÃO DECLARADOS.

    MAS PARA MIM O MAIORES CAFAJESTES SÃO AQUELES QUE NÃO MOSTRAR O QUE ESTÁ POR VIR.

    DÁ NOJO DESSA DIREITA NOJENTA.

  7. Lula queria furar o teto de gastos para roubar, mas será absolutamente impedido de voltar à cena do crime.

    Vamos dizer a verdade e utilizar os verbos nos tempos corretos, por favor!

  8. O povo,ou, “alguém”, votaram neste energúmeno. Inclusive o “NOVO”, apoiou esta quadrilha, segundo, o ministério público, travestida de partido. Agora sinto muito. Teremos que aguentar mais uma vez o descalabro vindo desta gente, onde, infelizmente pagaremos a conta. Desde 2016, tenho parentes que tiveram que ir embora do país, devido suas empresas onde trabalham, encerraram suas atividade aqui. E um pouco adiante se repetirá, tudo com a ajuda do Novo. “Faz um L”.

  9. Qualquer cidadão sabe que o desastre do Brasil está aí com os comunistas ditatoriais no poder e o querem para sempre como China, Nicarágua, Venezuela, Cuba e outros. O ladrão não pode assumir.

  10. Atirar com a pólvora dos outros não se mede distância. Nos seus debates o candidato Lula só falava que o país precisava crescer. O país está crescendo. Será que essas medidas populista vai fazer o Brasil crescer onde? Uma certeza eu tenho: vai crescer o seu endividamento. O povo brasileiro foi traído co propagandas enganosas.

  11. Por isso mesmo temos de impedir que essa coisa nefasta tome o poder da nossa nação, isso certamente é um plano da Nova Ordem Mundial com um acordo costurado junto ao seus lacaios do Foro de Sao Paulo que fazem a ponta de infiltração nas instituições e no povo, precisam naufragar o Brasil, a nação com o potencial mais promissor do mundo para que o plano comunista e totalitarista dessa turma dar certo. Teremos que lutar até o último homem e mulher se preciso contra essas trevas!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.