Enquanto muitos empresários desejam uma cobrança menor de impostos, há diversos “super-ricos” que desejam pagar mais. Cerca de 250 milionários e bilionários divulgaram uma carta aberta a líderes globais reunidos em Davos, na Suíça, durante o Fórum Econômico Mundial, em janeiro.
No manifesto “Orgulho de Pagar Mais”, eles fizeram um pedido bastante curioso: desejam pagar mais impostos para diminuir a desigualdade.
Entre os signatários do documento, está o brasileiro João Paulo Pacifico, de 46 anos.
Fundador do grupo de investimentos Gaia, o empresário é escritor, ativista e conselheiro da organização não governamental (ONG) Greenpeace.
Quem é João Paulo Pacifico, que quer pagar mais impostos
Formado em Engenharia, Pacifico é autor dos livros “Onda Azul” e “Seja Líder Como o Mundo Precisa”.
Além da experiência literária, o empresário foi apresentador de programas de rádio e colunista de algumas publicações, escrevendo, em geral, sobre bem-estar no ambiente corporativo.
A Gaia atua há mais de 20 anos no mercado financeiro. Atualmente, a empresa fundada por Pacifico investe em projetos sociais e colabora com cooperativas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).
+ Leia as últimas notícias sobre Economia no site de Oeste
Em 2022, a companhia foi doada para uma ONG, que reverteu o valor em projetos sociais, como a construção de casas populares.
A empresa seguiu existindo, mas os sócios deixaram seus cargos e permaneceram na companhia como funcionários “normais”.
“Não adianta eu querer reduzir a desigualdade social e continuar acumulando recursos”, disse o empresário em entrevista ao jornal Valor Econômico, na época da mudança na empresa. “Quero combater o vício em dinheiro que existe no mercado financeiro.”
Ricos devem ser mais taxados
Em sua conta oficial no Instagram, Pacifico afirmou que “é tão óbvio que pessoas mais ricas tem que pagar mais impostos”.
Em um vídeo publicado na rede social, ele menciona que os cinco homens mais ricos do mundo mais que dobraram suas fortunas desde 2022.
Para ele, a tributação deveria ser progressiva. “Quanto mais rico, mais imposto proporcional a pessoa deve pagar”, declarou.
“Orgulho de Pagar Mais”
No manifesto apresentado ao Fórum Econômico Mundial, Pacifico e os demais signatários argumentam que a atual ordem política ao redor do mundo agrava uma desigualdade crescente e prejudicial que ameaça a democracia.
+ Veja: Impostômetro: brasileiros já pagaram R$ 3 trilhões em tributos em 2023
Entre os multimilionários de 17 países que assinaram a carta, estão nomes como Abigail Disney (herdeira do império da Disney), o ator e roteirista Simon Pegg, o músico e compositor Brian Eno e o ator Brian Cox, da série “Succession”.
“Nosso pedido é simples: pedimos que nos taxem, os mais ricos da sociedade. Isto não irá alterar fundamentalmente o nosso nível de vida”, afirmaram os signatários do documento. “Isso transformará a riqueza privada extrema e improdutiva em um investimento para o nosso futuro democrático comum.”
+ Leia também: Em Davos, Milei nos lembra so poder dos discursos
Xaveco idiota que quer aparecer na mídia. Um imbecil nada mais que isso.
Quero ver se ele vai pagar impostos sobre o “não Contabilizado” que recebe.
O famoso “Por fora”.
Isto é para despistar alguma coisa…
Essa conversinha tem nome ééé …. deixa ver se me lembro …..éé:
Xaveco….
Pois sim amigo. Fizeste certo, tua vontade e iniciativa. Louvavel pensar nos desfavorecidos. Ate ai tá bom. Segue adiante com tua parceria e deixa os outros ricos trabalharem. Não inventa a roda. deixa os caras gerando empregos, dignidade, esperança, meritocracia e que sabe outro super rico como tu.
Só podia ser do Greenpeace
O que o senhor Pacifico, e esses bilionários não entenderam ainda, é que taxar os mais os ricos, não vai resolver o problema da desigualdade, vai deixar apenas, os políticos, que não geram 1 (um) emprego se quer, mais ricos.
Vejamos os exemplos do Brasil, quantas obras superfaturadas, levando bilhões à mais dos impostos.
Acorda, Pacifico…
É uma rachadinha de luxo! Eu pago mais impostos para vocês se arrumarem e vcs me dão as licitações etc etc!! Blz
Woke SA.
Já tá ganhando dinheiro, só de aparecer na mídia.
Não dão, ponto sem nó.
Na Noruega, chamaram esses tipos pra virem pagar impostos.
Ninguém apareceu.
São pagadores de impostos de conferência e nada mais.
Senão ,milionários não seriam.
A cegueira fica visível pela ideologia e por uma das “parcerias” com o movimento sem terra, que nada tem de social e sim uma trupe que aterroriza o agro, comete crimes de invasão de propriedades alheias, até com requintes de crueldades. Só terrorismo. Agora se o bom menino quer pagar mais imposto,não se importando com corrupção e o não retorno dos recursos para o povo, em saúde, educação e segurança, ele que faça doações diretamente para o governo dele,mas sem ser demagogo.
Ele pode pagar. Sem problemas. É só transferir o dinheiro para o governo (que não vai impedir de modo algum). Mas, na verdade, o que ele realmente quer, e não fala abertamente isso para não pegar mal, é que os outros paguem mais impostos.
Se os ricos pagarem mais impostos (supondo que não vão repassar), alguns países imediatamente criarão mais ministérios e coisas do tipo. É uma maneira de remunerar legalmente certos governos que os protegem.
Por que essas pessoas simplesmente não melhoram o salário de seus funcionários, contratam mais pessoas, diminuem a jornada de trabalho e/ou aumentam os intervalos para refeição e lanches, criam boas creches, melhor assistência médica, diminuem o preço de seus produtos/serviços e uma infinidade de outras ações que melhoram diretamente a vida das pessoas?
Não ponham a culpa na legislação, mercado, etc.
Um palhaço a mais no Circo Brasil