Pela 14ª semana seguida, o mercado reduziu as expectativas de inflação e elevou a projeção do crescimento econômico no Brasil em 2022. As estimativas aparecem no Relatório Focus, um boletim elaborado pelo Banco Central semanalmente a partir de dados do mercado financeiro.
O Relatório Focus publicado nesta segunda-feira, 3, estima o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 5,74% e a expansão do Produto Interno Bruto em 2,7%. Na edição anterior, o documento do Banco Central registrava a expectativa para o aumento da inflação em 5,88% e o crescimento em 2,67%.
A coleta de dados para o boletim ocorre sempre na sexta-feira anterior à publicação, ou seja, o levantamento para a atual edição foi realizado em 30 de setembro.
Desse modo, o Relatório Focus “traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores”, informa a instituição. “As projeções são do mercado, não do Banco Central.”
Há 14 semanas, em 1º de julho, o mercado estimava que o PIB cresceria 1,51% e o IPCA 7,96%. Assim, nesse intervalo, a previsão para o desempenho econômico aumentou 1,19 ponto porcentual e para o aumento do IPCA reduziu 2,08 pontos porcentuais.
Leia também: “A economia desmente os pessimistas”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 116 da Revista Oeste