A segunda parte do décimo terceiro salário deve ser paga nesta segunda-feira, 20. Agora, o trabalhador recebe metade do pagamento com descontos do Imposto de Renda e da Previdência Social. O benefício será creditado hoje, caso o empregador tenha optado em pagar em duas parcelas.
Quem ainda não recebeu nenhuma parcela deve procurar uma Superintendência ou Gerência do Trabalho para fazer uma reclamação formalmente, ou falar com um representante do sindicato de sua categoria. Se o problema não for resolvido, um auditor fiscal do Ministério do Trabalho pode processar o empregador devedor.
Na segunda parcela do décimo terceiro, devem ser inclusos: comissões, gorjetas, horas extras e adicionais noturno — e descontadas as faltas não justificadas do empregado. Importante lembrar que os trabalhadores podem receber o auxílio caso tenham atuado na função por no mínimo 15 dias e não foram demitidos por justa causa.
Quem vai receber a segunda parcela do décimo terceiro salário
Lista dos trabalhadores que têm direito ao benefício:
- trabalhadores do setor público ou da iniciativa privada;
- pensionistas e aposentados;
- mulheres que foram contratadas há mais de um ano e estiverem de licença-maternidade;
- quem estiver afastado do trabalho por auxílio-doença recebe o valor proporcional até os primeiros 15 dias da licença.
O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) estima que o pagamento o valor do décimo terceiro salário injete quase R$ 233 bilhões na economia.