O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse na quinta-feira 19 que a redução e o corte de impostos, em especial sobre combustíveis e energia elétrica, que ocorreram ao longo do ano passado foram determinantes para a deflação dos últimos meses.
“A inflação estaria em 9%, e não em 5,8%, se não fosse essa redução de impostos”, respondeu, em palestra na Universidade da Califórnia, em Los Angeles.
Em junho do ano passado, o então presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto limitando a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. O texto limitou a cobrança dos impostos sobre produtos e serviços essenciais à alíquota mínima de cada Estado, que varia entre 17% e 18%.
O presidente do BC lembrou que mesmo as autoridades monetárias de países desenvolvidos estão subindo mais os juros, para conter o movimento inflacionário global.
“Entendemos que nossa taxa de juros está alta”, admitiu Campos Neto. “Mas não manejamos curva futura, só meta a Selic. Não ajudaria em nada cortar juro de curto prazo, porque os investimentos usam taxas de longo prazo”, completou.
Reclamação de Lula
Na quarta-feira 18, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, criticou a manutenção da taxa de juros nos níveis atuais, enquanto a inflação já está rodando abaixo de 6%.
“Qual é a explicação de a gente ter um juro de 13,5%? O BC é independente, a gente poderia até não ter juro, não é verdade? A inflação está em 6,5%, 7,5%. Por que os juros estão em 13,5%?”, indagou, em entrevista à GloboNews. Atualmente, a Selic se encontra em 13,75% ao ano.
Lula é um despreparado para para administrar qualquer empreendimento, imagina presidir, com responsabilidade, um País como o Brasil. O que ele tenta, com suas falas , é preparar terreno para acabar com a independência do BC, e, assim, colocar nessa instituição, mais um militante e ter domínio sobre a mesma. Não está nem aí com os rumos da economia, desenvolvimento, retorno da inflação, desemprego…
Lula ladrão seu lugar é na prisão e não na presidência de uma nação abençoada como o Brasil. Fora seu canalha
Duro de explicar economia para um analfabeto bebum que só pensa em cachaça e que nem sabe o que é trabalhar
O Janjo não entende nada de nada. É um “doutor honoris causa” em mentira e enganação e apenas nisso.
O que está por trás desse ataque ao Banco Central é o desejo de emprestar dinheiro quase sem juros para países caloteiros falidos, como costumava fazer. Um propinoduto bem conhecido e documentado em processos investigatórios no Brasil e em vários outros países.
Como emprestar dinheiro barato pra fora se aqui dentro a taxa básica está altíssima para segurar a pressão inflacionária? Vai dar muito na vista. Então, o país que se ferre! Tira a autonomia do BC, baixa a taxa básica, empresta fácil para os cumpañeros, pega um pixuleco e “socializa” os prejuízos do calote e da inflação. Quem ele quer como presidente do BC? O Mantega? Anotem!
Vai tentar explicar economia pra essa turma…
Isso aí é só politicagem. O que está por trás dessa fala é uma coisa só: eles estão atacando a autonomia do Banco Central. Querem imprimir moeda, de preferência uma moeda única hehe
Eles não entendem de economia isso é fato.
São bons para roubar o que está produzido mas não produzem nada.
Até o final do ano coloque mais um zero