publicidade
Economia

Sem impostos, etanol será vendido a R$ 2,46 nesta quinta-feira

Dia da 'Liberdade de Impostos' alerta sobre abusos no Brasil

oferta impostos etanol brasil Biocombustíveis
Metade do preço do etanol é de tributo | Foto: Foto: Agência Brasil

O Movimento Endireita Brasil realiza nesta quinta-feira, 25, nova edição do “Dia da Liberdade de Impostos”, com o litro do etanol vendido a R$ 2,46. Para abastecer nesse preço, o motorista deve procurar os postos que aderiram ao movimento pelo país.

A iniciativa tem o objetivo de alertar a população e o poder público sobre a discrepância entre os preços abusivos praticados quando se aplica a incidência de impostos no Brasil.

Receba nossas atualizações

O Movimento Endireita Brasil tem se mobilizado na defesa de tributos justos e coerentes na comercialização dos combustíveis — uma discussão que tem gerado polêmicas e embates entre o Congresso Nacional, o governo federal e Estados da Federação.

Em São Paulo, na zona oeste da cidade, a empresária Patricia Kulaif informou que já realizou seis campanhas para mobilizar a sociedade. Nesta ação, o posto de Kulaif vai comercializar 6,5 mil litros de etanol, limitados a 25 litros por veículo, em um único abastecimento. As bombas serão acionadas com os valores sem impostos (R$ 2,46) a partir das 7h30 da manhã. Em média, o etanol está sendo vendido na capital paulista a R$ 3,69 o litro. Ou seja, 50% a mais em função dos tributos que incidem sobre o produto na cadeia entre os produtores, as distribuidoras e os postos de combustíveis.

Sustentabilidade

Além de debater o aspecto econômico e tributário, o Dia da Liberdade de Impostos quer alertar a sociedade sobre os princípios e a defesa da sustentabilidade. O etanol, produzido a partir da cana-de-açúcar, é considerado uma das alternativas de energia renovável com melhor custo/efetividade para mitigar as emissões de gases do efeito estufa. Infelizmente, depois de grandes avanços
tecnológicos, a produção do combustível está sendo abandonada e deixando de configurar-se como política pública pelo atual governo, que objetiva única e exclusivamente aumentar a arrecadação por meio de impostos e tributos abusivos, sem avaliar os benefícios para a economia nacional e a qualidade de vida da população brasileira.

Leia também

Leia mais: Refinaria vai ao Cade contra política de preços da Petrobras

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade