O setor de serviços teve alta de 0,5% em abril na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 12. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o setor mostrou expansão de 5,6%.
No acumulado do ano, o volume de serviços teve alta de 2,3% nos primeiros quatro meses de 2024, ante igual período de 2023. Já o acumulado dos últimos 12 meses foi de 1,6%.
Os destaques positivos do mês ficaram para transportes (1,7%) e outros serviços (5,0%), com ambos acumulando ganhos de 2,5% e 5,3%, respectivamente.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Outra atividade com influência no setor foi outros serviços, com a alta de 5%, acumulando 5,3% de expansão no período de março-abril. Além disso, informação e comunicação também registrou avanço (0,4%), com expansão puxada “pelo resultado em telecomunicação”.
Setor de serviços prestados teve maior queda desde outubro de 2023
Entre as quedas, por outro lado, o setor de serviços prestados teve o maior recuo desde outubro de 2023, com 1,8% de baixa. O grupamento de alojamento e alimentação exerceu o maior impacto negativo dentro da atividade, seguido por espetáculos teatrais e musicais.
Os serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram queda de 1,1%.
“A queda tem a ver com a base de comparação mais elevada, já que o setor vinha de alta de 4,0% em março”, explica Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa. “De toda forma, esse recuo não elimina o ganho do mês anterior e o grupamento ainda tem um saldo positivo nestes dois meses.”