O site do Banco Central (BC) ficou fora do ar por algumas horas na manhã desta terça-feira, 25, devido à “demanda acima da esperada”, um dia depois de a instituição disponibilizar um sistema que permite aos cidadãos consultarem valores devidos por bancos a empresas ou pessoas físicas.
Segundo o BC, o grande volume de acessos simultâneos gerou “instabilidade” no site. “O Sistema Valores a Receber (SVR) recebeu demanda acima da esperada e estamos ajustando a capacidade de atendimento”, informou o banco.
Como noticiado ontem por Oeste, o novo sistema permite ao cidadão consultar se tem algum valor a receber de instituições financeiras das quais tenha sido cliente em algum momento.
O Registrato, sistema do BC que fornece extrato das informações de uma pessoa com instituições financeiras, abriu essa funcionalidade. Até agora, a ferramenta só permitia consultas sobre dívidas, abertura de contas bancárias e remessas de dinheiro ao exterior.
De acordo com o BC, há cerca de R$ 8 bilhões parados em bancos e demais instituições financeiras, que teoricamente podem ser sacados a qualquer momento.
Para reaver os recursos, o cidadão poderá pedir o resgate de duas formas. A primeira será diretamente via Pix, na conta indicada no Registrato, caso a instituição tenha aderido a um termo específico com o BC. Nos demais casos, o beneficiário informará os dados de contato no sistema, a instituição e o meio de pagamento ou transferência.
Até por volta das 11h40 desta terça-feira, o site do Registrado ainda enfrentava instabilidade.
Falta de liquidez nos Bancos ? Temerário. O plano macro ameaçado.
Todo mundo achando que ainda tem milhões em algum banco. Ou então é mulher vasculhando os bens do otário.