A Iron Ox, startup do Vale do Silício (EUA), conseguiu US$ 50 milhões (RS$ 267 milhões, na cotação atual) para desenvolver uma inciativa que usa robôs integrados num sistema que consome 90% menos água que plantações tradicionais.
Os recursos foram obtidos na quarta-feira 22, em uma rodada de investimentos liderada por um fundo de tecnologia do bilionário Bill Gates, fundador da Microsoft.
Leia mais: “DiCaprio elogia ‘política ambiental’ de governadores brasileiros”
A companhia norte-americana está colocando o sistema para funcionar numa área de 10 mil metros quadrados na Califórnia, que atravessa grave período de seca. Os robôs movem pallets de manjericão genovês e um braço robótico movimenta os pallets para inspeção.
Sensores das máquinas verificam níveis de nitrogênio e de acidez da água para um crescimento saudável das plantas. “Então os sensores avaliam o que está faltando e de que a planta precisa”, disse o presidente-executivo da empresa, Brandon Alexander, à agência Reuters.
Qualquer água não usada pode ser bombeada de volta para o sistema e usada posteriormente. A Iron Ox cultiva manjericão tailandês e morangos e está trabalhando em coentro, salsa e tomates. “Para realmente eliminar o desperdício, para realmente chegarmos ao próximo nível de sustentabilidade e impacto, temos de repensar todo o processo de cultivo”, disse.