Os testes de covid-19 poderão ser deduzidos no Imposto de Renda como despesa médica. A Receita Federal esclarece, no entanto, que os exames têm de ter sido solicitados por médico e realizados em laboratório. Testes feitos ou adquiridos em farmácia não são dedutíveis.
De acordo com a Receita, as despesas médicas que se enquadram na medida restringem-se aos pagamentos efetuados pelo contribuinte para o seu próprio tratamento ou o de seus dependentes relacionados na declaração do Imposto de Renda.
Leia mais: “Sputnik V: Instituto Gamaleya e fundo russo respondem à Anvisa”
Para deduzir as despesas médicas, é necessário que os pagamentos sejam especificados, informados na ficha de pagamentos da declaração e comprovados com documentos originais que indiquem, no mínimo, nome, endereço e número do CPF ou CNPJ de quem prestou o serviço.
A Receita Federal liberou na quinta-feira 29 uma nova versão do programa gerador da declaração de 2021. A atualização foi necessária por causa do adiamento da entrega da declaração para 31 de maio. O programa emitirá guias de recolhimento com novas datas de vencimento.