A Toyota Motors bateu recorde global de produção em novembro. De acordo com a montadora, a fabricação mundial ficou próxima de 1 milhão de unidades.
O número incluiu, além da Toyota, outras duas marcas do grupo: Daihatsu e Hino. Para alcançar o recorde, a empresa registrou quase 2% de crescimento sobre a produção do mesmo período do ano passado.
Em vendas, as três marcas somaram por volta de 900 mil unidades em novembro. Desse modo, houve uma expansão próxima de 4% sobre o mesmo mês em 2021.
Entre janeiro e novembro, o grupo produziu e vendeu quase 10 milhões de veículos. O crescimento comercial global fechou em praticamente 7%, conforme informações da empresa.
A maior parte das atividades foi realizada fora do Japão, país-sede da empresa: quase 6 milhões de vendas e 7,5 milhões de unidades fabricadas.
Ao mesmo tempo, a Toyota Motors registrou redução nas atividades em solo japonês. Mensalmente, a queda da produção de novembro ficou em 2%. No acumulado do ano, a redução da fabricação chegou a 5,5%.
No Brasil, a montadora lidera no segmento de sedã médio. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, o modelo Toyota Corolla respondeu por cerca de 75% do mercado desse perfil em 2022, com o emplacamento de quase 40 mil unidades, entre janeiro e novembro deste ano.