A presidente da Comissão Europeia (UE), Ursula Von der Leyen, anunciou neste sábado, 26, que alguns bancos russos estão fora da Swift, sistema que facilita pagamentos internacionais. A medida recebeu o apoio de França, Alemanha, Itália, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos após uma reunião.
Em linhas gerais, a medida vai impactar o comércio russo, o investimento estrangeiro no país e seu banco central. Atualmente, a Rússia tem cerca de US$ 630 bilhões em reservas internacionais. “Isso vai congelar as transações e impossibilitar o Banco Central de liquidar ativos”, disse Ursula.
Ela afirmou que as ações da UE vão danificar a capacidade de Putin de financiar a guerra e prejudicar os oligarcas russos. “Nosso movimento terá impacto erosivo na economia russa”, garantiu Ursula. “O que Putin está fazendo, na verdade, é destruir o futuro de seu próprio país”, acrescentou.
In coordination with 🇺🇸🇫🇷🇩🇪🇮🇹🇨🇦🇬🇧 I will now propose new measures to EU leaders to strengthen our response to Russia’s invasion of Ukraine and cripple Putin’s ability to finance his war machine. https://t.co/iU2waDzo9s
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) February 26, 2022
Entenda o que é a Swift
A Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais (Swift) é uma cooperativa internacional, com sede na Bélgica. Fundada em 1973, funciona como um canal de comunicação global entre seus participantes, além de padronizar transações financeiras internacionais. São mais de 11 mil instituições financeiras, de 200 países, conectadas.
Segundo a própria Swift argumenta, nenhuma outra organização além dela consegue lidar com a escala, a precisão, o ritmo e a confiança que essas movimentações financeiras internacionais exigem. Seu sistema, desenvolvido para substituir a dependência das máquinas de Telex, fornece aos bancos uma forma de comunicação rápida, segura e barata.
O mecanismo permite que os bancos e outras empresas financeiras informem uns aos outros sobre as transações que estão prestes a se concretizar. Um Código Swift é um formato-padrão de Código Internacional Bancário (BIC), usado para especificar um determinado banco ou agência. Todos os códigos de 11 dígitos referem-se a agências específicas, enquanto os códigos de oito dígitos se referem à sede ou ao escritório principal do banco.
Leia também: “A Ucrânia balança o mundo”, artigo publicado na Edição 101 da Revista Oeste
Os produtos dessa empresa, swift, costumavam ser bons. Penso que ainda são. Bem, falando sério: isso, de forma alguma, irá incomodar o presidente da Rússia. Na verdade, a UE apenas joga para a torcida, nada mais.
Nussaaa… o Putin está morrendo de preocupação… esse é dinheiro de vodka pra eles. A UE ganha mais tirando as calças e pisando em cima…
Está virando briga de cachorros grandes…
Um motivo forte para pararmos de depender de fertilizantes russos.
O que Putin faz é monstruoso.
O sistema bancário russo permanece estável apesar de ter sido excluído do sistema internacional de comunicação financeira SWIFT. O Banco Central russo informa que há capital e liquidez suficientes para o funcionamento ininterrupto em qualquer situação. As transações financeiras dentro da Rússia seriam garantidas pelo novo sistema russo SPFS.
Para o Putin, esse negócio de Swift deve ser marca de salsicha.
Os grandes se acabarão entre sí….a ganância e a soberba atrapalham os negócios….
Esse tipo de Medida. Não impactar Ditadores. Mais como sempre quem PG. O Pato é o Povo. Nesse Caso o Fumo quem vai Levar é o Povo Russo. Pelo seu Presidente. Se Colhe o que se Planta.
O leão ruge e a presa treme!!!
O desespero dos globalistas é lindo !! O Putin vai passar por cima e com razão.
Ah coitadinho do Putin…por que não dão deslike no Instagram dele? Duvido que ele já não tenha um plano B pra isso.
Luciano o plano B é a China !!
Estas medidas do ocidente deixam a Rússia mais próxima ainda da china que tem sistema próprio de transações financeiras internacionais e acolherá a Rússia , não tenha dúvidas quanto a isto e todos nós sabemos que o mundo atualmente depende mais da china do que dos USA ou Europa .