A mineradora Vale anunciou nesta segunda-feira, 26, que Gustavo Pimenta será seu novo presidente, em substituição de Eduardo Bartolomeo.
Conforme divulgado pela empresa via fato relevante, Pimenta foi eleito pelo Conselho de Administração da Vale de forma unânime, “ao fim de rigoroso processo de seleção suportado por empresa de padrão internacional, em conformidade com o Estatuto Social da Vale, políticas corporativas, regulamento interno do colegiado e legislações aplicáveis”.
Saiba mais: Vale continua na mira do governo Lula
A escolha de Pimenta acaba com uma disputa que vem se arrastando há meses, com a interferência do governo Lula, que tentou impor o nome do ex-ministro Guido Mantega para o comando da mineradora. Investida que provocou uma dura reação do mercado.
Em determinado momento houve uma verdadeira corrida para o comando da empresa, entre a ala do Partido dos Trabalhadores (PT) liderada por Fernando Haddad, ministro da Fazenda, e a ala comandada por Alexandre Silveira, Ministro de Minas e Energia.
Até mesmo a Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, avaliou o currículo de um potencial candidato.
Novo presidente é atual vice-presidente de Finanças da Vale
Gustavo Pimenta é o atual vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale. Também foi responsável pelas áreas de Suprimentos e Energia & Descarbonização.
O novo CEO chegou à mineradora em novembro de 2021, escolhido pelo atual presidente.
Saiba mais: Ações da Vale derretem no governo Lula
Bartolomeu comemorou a escolha de Pimenta para sucedê-lo. “Estou muito otimista com a escolha de Gustavo Pimenta para liderar a Vale. É um profissional com reconhecida competência e compromisso com a Vale do Futuro, uma Companhia que se torna mais segura e confiável a cada dia. Com Gustavo Pimenta, acredito que a Vale seguirá firme em sua jornada rumo à liderança na mineração sustentável e na criação de valor para todos os stakeholders”, escreveu.
Após o fim do mandato, a previsão é que Bartolomeo atue como consultor da empresa até o fim de 2025.
Saiba mais: Presidente do conselho de administração da Vale doa ao PT
Formado em Economia, Pimenta conhece bem os aspectos financeiros da Vale, e já acumula uma sólida experiência internacional, tendo sido CFO global da AES Corporation, nos EUA, e com passagens no Citigroup nos Estados Undios e como VP de Estratégia e M&A.
“Agradeço a confiança do conselho para liderar a Vale nesse novo ciclo”, informou o próximo presidente da companhia, “Vamos juntos nessa jornada, intensificando o diálogo com todos os nossos stakeholders e priorizando a segurança das pessoas, das operações e do meio ambiente. Tenho certeza de que seguiremos avançando em nossa missão, com foco em geração e distribuição de valor, elevando a Vale a patamares ainda mais altos.”
A Vale é uma das maiores empresas do Brasil. No segundo trimestre de 2024 a mineradora registrou um lucro líquido de US$ 2,769 bilhões, uma alta de 210% na comparação com o mesmo período de 2023.
Eletrobrás é o alvo da vez, para entrar no portfólio Caixa, Itaipú, Petrobrás, Correios, etc
Imaginaram quando chegarem nos fundos de previdência privados ?
Muito importante que o novo presidente da Vale tenha foco no desenvolvimento da empresa e nos resultados para o País e para os acionistas e, muito importante, que fique o mais longe possível dos sanguessugas do governo federal e do PT.
Os acionistas escaparam de mais um incompetente do PT
PELO VISTO, LADRÃO FICOU CHUPANDO DEDO.
Obaaaa…!