O Ministério de Minas e Energia decidiu mudar as regras de eficiência energética para geladeiras e congeladores de uso doméstico no Brasil. A medida, publicada em 8 de dezembro, está disponível no Diário Oficial da União.
+ Leia mais de Economia em Oeste
A nova regra se chama “Programa de Metas para Refrigeradores e Congeladores” e determina novos índices de “eficiência energética”. A medida inclui refrigeradores e congeladores de uso doméstico, tanto de fabricação nacional quanto importados, para comercialização ou uso no Brasil.
O programa foi dividido em duas etapas, sendo que a primeira vai acontecer entre 2024 e 2025 e a segunda entre 2026 e 2027. A primeira etapa estipula 85,5% do consumo padrão de energia, enquanto a segunda fase possui uma meta de 90%.
Leia também: “Deputado apresenta projeto para sustar resolução do governo sobre geladeiras”
Segundo o ministério, sob gestão do ministro Alexandre Silveira, o objetivo é retirar gradativamente os equipamentos de menor eficiência do mercado. De acordo com o órgão, as geladeiras e congeladores disponíveis nas lojas serão, em media, 17% mais eficientes que os disponíveis hoje no mercado.
A medida afeta tanto fabricantes e importadores quanto comercializadores
Segundo o ministro Alexandre Silveira, o governo estaria se alinhando às “melhores praticas internacionais” de eficiência energética que há. Contudo, entidades do setor preveem que mudança pode gerar a saída de refrigedadores mais baratos do mercado.
Leia também: “Lula diz que pegou um Brasil ‘destroçado’ por Bolsonaro”
A medida afetaria diretamente os fabricantes, importadores e comercializadores destes equipamentos. O preço mínimo do item aumentaria para cerca de mais de R$ 5 mil, inviabilizando assim um consumo popular de geladeiras no Brasil.
“Esta resolução traz um grande avanço aos esforços do país para a transição energética”, disse Silveira. “Estamos nos alinhando às melhores práticas internacionais em termos de eficiência energética.”
Leia mais: “Governo Lula cria regra que vai tirar de circulação modelos de geladeira”
O povo esta esperando as tais VARANDAS PARA OS PEIDOS…….. com certeza depois que comer muita picanha com as cervejinhas estupidamente geladas a nuvem de peidos do GOVERNO DO CORRUPTO, LADRAO E MENTIROSO CRONICO ira ficar sem controle. CUIDADO, MUITO CUIDADO, PODERA PARECER UM INOCENTE PEIDO E TERMINAR EM TREMENDA DIARREIA QUE IRA ESCORRER PELAS PERNAS. KKKKKKKKKK
É exatamente isso!
Para o idiota, para o complexado de ser vira-lata, o importante é o juízo que farão de si, jamais a eficiência real e/ou o compromisso assumido com o povo que o sustenta, cuja história potencialidades e recursos, são bem diferentes dos daqueles que querem impor restrições.
São pífios, incapazes de pensar proativamente e de ter, portanto, capacidade e o caráter para dizer NÃO e seguir o melhor que puder de acordo com a realidade.
Triste o país que se permitiu tomado por eles!
Lá vem Auxilio geladeira, criando mais impostos para todos.
Eitaaaaa! É o governo Lula fazendo história como o mais imbecil que já existiu (até rimou). Ou seja, a maioria da população vai ter que voltar a guardar carne frita em lata com banha de porco.
O resultado desse jogo de dados viciados … basta uma simples conta cuja lacuna deixada pela redução do consumo é replementada pela vermelha escalada da tarifa … e o clima é isento dessa tarefa, quem poderá nos defender? Basta rever a história das tarifas taxadas …