Segundo um balanço divulgado nesta quarta-feira, 2, pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a venda de veículos no Brasil registrou o pior resultado para janeiro em 17 anos.
No primeiro mês de 2022, de acordo com a entidade, foram licenciadas 126,5 mil unidades — entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. O resultado da venda de veículos não era tão ruim em janeiro desde 2005, quando menos de 110 mil veículos foram vendidos.
Em relação a janeiro de 2021, o recuo foi de 26%. Na comparação com dezembro, o tombo é ainda maior: 38,9%.
O desempenho negativo foi novamente puxado pelo segmento de carros e utilitários leves, que caiu 28,3% em relação a janeiro do ano passado.
As vendas de caminhões, por sua vez, cresceram 17,3% no período (8,5 mil unidades), em relação a janeiro de 2021, mas recuaram quase 29%, na comparação com dezembro.
Ainda segundo a Fenabrave, as vendas de ônibus tiveram alta de 3,3%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação ao mês anterior, a queda foi de quase 11%.
Produção em alta
Como noticiado por Oeste, a produção de veículos no Brasil terminou 2021 em alta de 11,6%, na comparação com o ano anterior. Os dados foram divulgados no início deste ano pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Em dezembro do ano passado, foram produzidos mais de 210 mil carros, veículos comerciais leves, caminhões e ônibus. Em relação a dezembro de 2020, o crescimento foi de 2,5%.
No acumulado de 2021, a indústria brasileira produziu 2,25 milhões de veículos montados.
Com o valor de venda de um carro popular em torno de $100.000, fico admirado que ainda tenha tanta gente comprando. Não esqueçamos que ainda somam-se IPVA, seguro, etc.
E aí mamaciel, já pediu a benção ao seu luladrão de estimação?, já está com a barriga cheia de capim? Então vai descansar, amanhã você pasta mais um pouco.
Não vejo por que cair tanto, o preço das carroças brasileiras é um dos mais baratos do planeta.
É o crescimento em V do posto ypiranga kkkkkkkkkkkkkkk