A Volkswagen vai paralisar parte da produção na planta de São Bernardo do Campo, em São Paulo. A decisão foi tomada em função da falta de componentes eletrônicos e semicondutores. Os metalúrgicos ficarão fora da fábrica de 9 a 28 de maio.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, a medida deve afetar cerca de 2,5 mil trabalhadores. Essa é a quinta vez que a empresa é obrigada a dar férias coletivas desde o início da pandemia.
De acordo com a entidade, a Volkswagen conta com cerca de 8,2 mil trabalhadores, sendo 4,5 mil na produção. Atualmente a fábrica produz 800 veículos por dia.
Parada ocorre logo depois da retomada
A fábrica no ABC paulista havia voltado a operar em dois turnos em março, após ter tido as atividades reduzidas, principalmente pela falta de semicondutores.
Em novembro de 2021, a planta Anchieta também foi obrigada a cortar seu ritmo de produção para um turno e suspender temporariamente os contratos de cerca de mil colaboradores.
Desde a pandemia, diferentes fabricantes têm sido obrigados a parar sua linha de produção por conta da falta de componentes. O setor automotivo é um dos principais afetados, mas a falta de semicondutores também impactou outros segmentos, como o de eletrônicos.
Leia também: “A segunda onda de carros chineses começou”, reportagem de Bruno Freitas publicada na edição 106 da Revista Oeste
Fique em casa, a economia a gente vê depois… Essas empresas tem que aprender a não depender tanto da China . Com certeza para os carros chineses tem .