O Banco Central (BC) determinou ,na quinta-feira 2, que mesmo depois de autorizar o WhatsApp a lançar a opção que permite que o usuário faça transações com cartões de crédito, débito e pré-pagos dentro do aplicativo, a empresa deve aguardar 30 dias antes de disponibilizar o recurso.
Segundo o representante do WhatsApp na América Latina, Guilherme Horn, em breve, a função de pagar empresas nas conversas do aplicativo vai estar liberada. Até o momento, só é possível fazer transferências entre pessoas físicas dentro da tela de conversas, precisando apenas cadastrar um cartão e inserir dados pessoais, como nome completo, CEP e CPF.
Em 2021 o WhatsApp lançou a alternativa de fazer transferências instantâneas e sem taxas dentro do aplicativo, mas dependia da liberação do BC para poder utilizar o recurso também em empresas.
De acordo com o BC, o intervalo de 30 dias da aprovação até a instauração do projeto é necessário para que haja tempo de todos os parceiros se informarem, respeitando os princípios da concorrência.
Saiba como configurar o recurso do WhatsApp que permite enviar dinheiro para seus contatos:
- Na tela da conversa, toque sobre o ícone “R$” – outra opção é clicar no ícone do clipe de papel e selecionar “Pagamento”;
- Digite o valor da transferência e, se quiser, escreva um recado;
- Na primeira transferência pelo WhatsApp, é preciso cadastrar um cartão clicando em “Começar”;
- Na tela seguinte, leia os detalhes sobre o recurso e selecione “Continuar”;
- Marque a caixa de seleção para indicar que você concorda com os termos e toque em “Continuar”;
- Crie uma senha de seis dígitos e confirme a opção – também é possível cadastrar a impressão digital se o celular tiver o leitor;
- Insira seus dados (nome completo, CPF e CEP) e toque em “Avançar”;
- Adicione seu cartão de crédito;
- Verifique seu cartão pelo aplicativo do banco ou por e-mail;
- Para concluir a transferência, toque em “Enviar pagamento” – se quiser completar o processo, mas não quer fazer a transferência, toque em “Continuar”.