Em 12 de outubro de 1808, o príncipe-regente dom João VI fundou o Banco do Brasil. O objetivo era estimular o desenvolvimento industrial do país.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
A criação do banco também visava a oferecer isenções fiscais para a importação de matérias-primas e a exportação de produtos industrializados.
Com o passar do tempo, contudo, o banco expandiu suas operações. Tornou-se uma das principais instituições financeiras do Brasil. Desempenhou um papel fundamental no financiamento de atividades agrícolas, industriais e de infraestrutura.
A primeira sede do banco
A primeira sede do Banco do Brasil estava localizada na Rua Direita, na esquina com a Rua de São Pedro, no Rio de Janeiro. Suas operações, no entanto, começaram em 11 de dezembro de 1809.
Esse foi o quarto banco no mundo a emitir moeda, seguindo os exemplos do Banco da Suécia, Banco da Inglaterra e Banco da França.
O papel do Banco do Brasil no cenário atual
Desde sua fundação, o Banco do Brasil estabeleceu-se como um pilar do setor financeiro nacional. Atualmente, é uma empresa estatal de economia mista. A União é a maior acionista.
De acordo com informações do próprio banco, a instituição possui mais de 15 mil pontos de atendimento no Brasil. Também está presente em mais de 20 países.
Além disso, a instituição passou por várias mudanças e modernizações ao longo dos anos. Adaptou-se às necessidades econômicas do país e se consolidou como um dos maiores bancos da América Latina.