O ator norte-americano Patrick Swayze, conhecido por seu papel icônico em Ghost: Do Outro Lado da Vida, faleceu em 14 de setembro de 2009. O astro recebeu o diagnóstico de um quadro avançado de câncer de pâncreas em janeiro de 2008. Depois de um ano de luta contra a doença, ele morreu em Los Angeles, na Califórnia, aos 57 anos.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
Nascido em 18 de agosto de 1952, em Houston, Texas (EUA), Swayze teve uma carreira multifacetada como ator, dançarino, cantor e compositor. Destacou-se principalmente em Hollywood durante os anos 1980 e 1990.
Ele cresceu em uma família envolvida nas artes; sua mãe era coreógrafa, e isso influenciou seu interesse por dança e atuação. Swayze começou a carreira artística como dançarino. Treinava balé e se apresentava em peças de teatro e musicais antes de se mudar para Los Angeles, para seguir carreira no cinema.
+ 6 de setembro na História: morre Luciano Pavarotti
Com o ator, ele participou de cerca de 40 filmes, com destaque, além de Ghost, para Dirty Dancing — Ritmo Quente (1987), Caçadores de Emoção (1991) e Crepúsculo de Aço (1987).
Patrick Swayze em Dirty Dancing
Além da atuação, Swayze também se aventurou na música. Ele escreveu e cantou She’s Like the Wind, uma canção da trilha sonora de Dirty Dancing, que se tornou um hit.
Esse filme foi o grande marco da carreira de Swayze, que interpretou Johnny Castle, um professor de dança. O filme foi um sucesso instantâneo e transformou o ator em uma das figuras pop mais emblemáticas de todos os tempos no cinema. A cena final da obra, com a música The Time of My Life, tornou-se lendária.
Veja o vídeo de uma das cenas mais marcantes do cinema, em que Patrick Swayze dança com a atriz Jennifer Grey em Dirty Dancing:
Seu sucesso nos anos seguintes foi tão estrondoso, que em 1991 Patrick Swayze foi eleito o homem mais sexy do mundo pela revista People. Com o título, ele consolidou seu status como um dos galãs do cinema mais admirados de sua geração.
Leia também: “James Darren, de ‘Jornada nas Estrelas’, morre, aos 88 anos“