Em 19 de outubro de 2003, Madre Teresa de Calcutá foi beatificada pelo papa João Paulo II durante uma cerimônia realizada na Praça São Pedro, no Vaticano, diante de cerca de 300 mil pessoas.
O processo de beatificação de Madre Teresa foi um dos mais rápidos da história moderna e terminou apenas quatro anos depois de sua morte, que ocorreu em 5 de setembro de 1997.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
A celeridade da homenagem foi impulsionada pelo próprio papa João Paulo II, que era um grande admirador da obra da missionária e autorizou a dispensa do período tradicional de espera (de cinco anos).
Madre Teresa, cujo nome de nascimento era Agnes Gonxha Bojaxhiu, nasceu em 26 de agosto de 1910, em Skopje, na Macedônia. Dedicada ao trabalho missionário desde jovem, ela ingressou na vida religiosa aos 18 anos e, depois de uma experiência como freira na Irlanda, foi enviada à Índia, onde passou a maior parte de sua vida.
Em 1950, fundou a ordem das Missionárias da Caridade, uma congregação dedicada ao serviço dos mais pobres.
Além dos votos tradicionais de pobreza, castidade e obediência, os membros da ordem fazem um quarto voto, que os compromete a servir diretamente aos mais necessitados, que a missionária via como “a encarnação de Jesus”.
Madre Teresa ficou conhecida por cuidar de doentes em Calcutá
O trabalho de Madre Teresa começou a ganhar notoriedade internacional na década de 1970, quando seu esforço em Calcutá, onde cuidava de doentes, leprosos e famintos, chamou a atenção da mídia global.
Em 1979, foi agraciada com o prêmio Nobel da Paz por seu trabalho humanitário e pela defesa dos pobres ao redor do mundo.
Mesmo depois de receber o reconhecimento internacional, Madre Teresa permaneceu focada na missão de ajudar os mais necessitados e expandiu as atividades da ordem das Missionárias da Caridade para diversos países.
A beatificação de Madre Teresa foi mais um passo no caminho de sua canonização, que se concretizaria em 2016, quando o papa Francisco a declarou santa.
Leia também: “18 de outubro na História: Estados Unidos compram o Alasca da Rússia”
Seu legado como fundadora das Missionárias da Caridade e sua dedicação aos mais pobres continuam sendo lembrados como parte fundamental de sua vida e missão religiosa.
Galera da Oeste, corrijam a descrição da imagem no topo deste artigo. A descrição não tem nada a ver com a foto