Em 22 de outubro de 1844, um evento conhecido como “A Grande Decepção” marcou um grupo religioso nos Estados Unidos, cujos membros aguardavam o retorno de Jesus Cristo naquela data. A expectativa foi gerada a partir das pregações de William Miller, um agricultor e pastor batista.
O religioso baseou suas previsões em estudos do livro de Daniel, na Bíblia. O movimento, que ficou conhecido como milerita, ganhou força ao longo de 13 anos, de 1831 a 1844, o que atraiu milhares de fiéis.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
Miller, ao interpretar a passagem de Daniel 8:14, concluiu que Cristo retornaria entre março de 1843 e junho de 1844, com a finalidade de “purificar o santuário”. De acordo com sua interpretação, esse “santuário” seria a Terra ou a igreja, e o retorno de Cristo seria o fim dos tempos. Suas previsões, amplamente divulgadas por ele e seus seguidores, levaram muitos a acreditarem que o fim estava próximo.
No entanto, quando o período predito passou sem que o evento ocorresse, Miller e seus seguidores retornaram aos textos bíblicos para entender o que estava errado. Samuel Snow, um dos líderes do movimento, sugeriu uma nova data: 22 de outubro de 1844.
Fiéis abandonam crença depois da “Grande Decepção”
Quando a nova data também passou sem incidentes, o movimento milerita sofreu um duro golpe. Muitos de seus membros abandonaram a crença no retorno iminente de Cristo. O episódio ficou conhecido como o “Dia da Grande Decepção”.
Apesar do fracasso da previsão, um pequeno grupo de fiéis continuou a estudar as profecias bíblicas. Eles concluíram que o “santuário” mencionado no livro de Daniel se referia ao santuário celestial, e não à Terra.
Leia também: “21 de outubro na História: Nasce Alfred Nobel, sueco que criou o Prêmio Nobel”
A reinterpretação deu origem a várias denominações religiosas, entre elas a Igreja Adventista do Sétimo Dia e o movimento dos Estudantes da Bíblia, que mais tarde se desenvolveria como Testemunhas de Jeová.
Se o próprio Jesus disse que não sabia quando seria sua volta! Que pretensão a nossa de achar que sabemos mais que Ele. Ele deixou claro que só o Pai sabe o tempo certo
Essas professias são mistérios. O que falta ao homem é humildade. Como se vem falar em fim de mundo? É só olhar para o cosmo pra se saber que não é coisa do homem, então como o homem diz que Deus é sua imagem e semelhança se o homem é novato?