Em 29 de setembro de 1996, o Nintendo 64 (N64) foi lançado no Brasil, depois de ter sido apresentado ao público nos Estados Unidos no mesmo dia. O console é o terceiro da marca japonesa Nintendo e, alguns meses antes, havia sido disponibilizado no Japão, em 23 de junho.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
O Nintendo 64 é o último console a utilizar cartuchos de memória como meio de armazenamento, enquanto concorrentes, como o PlayStation, da Sony, adotaram o CD-ROM.
O desenvolvimento do N64 começou em 1993, inicialmente com o codinome “Project Reality”. A intenção era lançar uma versão para fliperama em 1994, seguida de uma versão doméstica no ano seguinte. Em 1995, a marca revelou o nome do console como ‘Nintendo Ultra 64’, que, meses antes do lançamento, teve alteração para Nintendo 64, em fevereiro de 1996.
As vendas mundiais de consoles
Só nos Estados Unidos, o N64 comercializou mais de 20 milhões de unidades, números que o colocaram na segunda posição em vendas entre os consoles da época. O PlayStation ficou na liderança, com 40 milhões de unidades vendidas.
No total, o Nintendo 64 alcançou 32 milhões de unidades vendidas no mundo todo, novamente atrás do PlayStation 1, que registrou 102 milhões. Já no Brasil, a Playtronic foi a responsável pelo lançamento, e, a partir de 1997, a Gradiente Eletrônicos assumiu a representação da Nintendo. Em Portugal, a distribuição foi da Concentra.
O N64 teve um impacto significativo no mercado de videogames, com 388 títulos lançados ao longo de sua vida útil. Embora consoles como o PlayStation e o Sega Saturn tenham recebido um maior número de jogos, o Nintendo 64 destacou-se com produções aclamadas pela crítica e com boas vendas.
Entre os títulos mais notáveis estão Super Mario 64 — o jogo mais vendido da geração, com cerca de 11 milhões de cópias comercializadas. Outros jogos importantes incluem GoldenEye 007, considerado um marco nos jogos de tiro em primeira pessoa, e The Legend of Zelda: Ocarina of Time, que estabeleceu novos padrões para jogos de ação e aventura em 3D.
Leia também: “É inventado o flash fotográfico”
O último título lançado oficialmente no Brasil para o Nintendo 64 foi Tony Hawk’s Pro Skater 2, de 2001. Apesar das vantagens em velocidade e segurança, a mudança para o uso de cartuchos trouxe desafios à marca, como o maior custo de produção e a limitação de espaço para armazenamento de dados. Isso dificultou a inclusão de arquivos de áudio e vídeo.
Confira os 10 jogos mais vendidos do Nintendo 64
- Super Mario 64 – 11 milhões de cópias;
- GoldenEye 007 – 8 milhões de cópias;
- The Legend of Zelda: Ocarina of Time – 7 milhões de cópias;
- Mario Kart 64 – 6 milhões de cópias;
- Super Smash Bros. – 5 milhões de cópias;
- Diddy Kong Racing – 4 milhões de cópias;
- Wave Race 64 – 3 milhões de cópias;
- Banjo-Kazooie – 2,5 milhões de cópias;
- Pokémon Stadium – 2,3 milhões de cópias;
- Donkey Kong 64 – 2,3 milhões de cópias.