Era o ano de 1948 quando Shoichiro Honda, em parceria com Takeo Fujisawa, fundou a Honda Motor Company. Na época, o Japão ainda recolhia os escombros da devastação que os Estados Unidos provocaram em meio à Segunda Guerra Mundial.
O sistema de transporte em Tóquio estava caótico. Honda, então, teve a ideia de fabricar bicicletas com motor. A proposta original não prosperou. O motor desenvolvido para o veículo era muito pesado e acabou inviabilizando o projeto. Rapidamente o negócio faliu.
Era ali o segundo fracasso na carreira. Antes, ele havia tentado fabricar pistões.
Um empreendedor que aprendeu com os erros
Empolgado com a experiência adquirida em uma fábrica, onde, aos 21 anos de idade, tornara-se especialista mecânico, ele achava que a ideia poderia dar certo. Mas não deu.
A experiência com o fracasso, contudo, ajudou a superar o segundo desafio. Mesmo com a falência da fábrica de bicicleta motorizada, Honda não desistiu.
+ Leia mais notícias de História na Oeste
Apaixonado por mecânica e filho de um ex-dono de oficina de bicicletas, o então estudante de engenharia encontrou uma fórmula para construir outro motor, desta vez mais leve, rápido e silencioso.
Honda ganha fama internacional
O novo projeto foi um sucesso. Em pouco tempo, a produção cresceu e outras fábricas foram sendo abertas em todo o Japão.
O negócio conquistou fama nacional e ingressou no mercado de motocicletas, que ampliaria ainda mais a sua visibilidade e êxito na sua carreira como empreendedor.
Depois de ganhar várias concorrências internacionais, em razão da qualidade e da eficiência de suas motos, a empresa, em 1960, decide consolidar sua atuação na indústria automotiva.
F1 foi laboratório para modelos globais
Dentro deste novo momento, a companhia estabelece a meta de ganhar uma corrida de Fórmula 1 com um carro de sua fabricação. Em 1965, a marca alcança o seu objetivo.
Na condução do Honda RA300, o britânico John Surtees vence o Grande Prêmio da Itália.
O compromisso de acelerar o desenvolvimento tecnológico permite à marca lançar, em 1967, seu primeiro carro compacto, o Spot 360. Mais à frente viria um modelo que se tornaria ícone mundial: o Civic.
Soichiro Honda nasceu em 17 de novembro de 1906, na cidade de Hamamatsu, e morreu em 5 de agosto de 1991, em Tóquio. Tinha como uma de suas principais frases a expressão “um sonho nunca é grande demais”.