As aspas que marcaram a semana — ou que dizem muito sobre ela
21 de maio
“[Lula] é um aliado da Rússia”
Reportagem do jornal New York Times publicada neste domingo, 21, chama o presidente Lula de “aliado próximo da Rússia”. Na notícia, a repórter Motoko Rich observa que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, tentou se encontrar com o petista, em uma reunião bilateral. Lula, contudo, “fugiu”.
Leia a matéria completa
23 de maio
“[A vítima] é de má qualidade”
O desembargador substituto Benjamim Acacio de Moura e Costa, da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná, votou pelo habeas corpus de um réu por homicídio. Ele acredita que a vítima era “de má qualidade”. As declarações ocorreram na quinta-feira 18.
Leia a matéria completa
24 de maio
“No almoço de hoje, meu cardápio foi arroz. E o agro não produz arroz”.
O deputado federal Padre João (PT-MG) afirmou, durante a votação de requerimentos na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Sem Terra (MST), que o agronegócio brasileiro não produz arroz. Nesta semana, o político deu a declaração na quarta-feira, 24.
Leia a matéria completa
26 de maio
“Uma Corte constitucional contra a Constituição”
O jornal O Estado de S. Paulo publicou um artigo nesta sexta-feira, 26, com críticas à prorrogação do Inquérito 4.874, para investigar as supostas milicias digitais. É a sétima vez que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), protela a conclusão do inquérito, que teve início em julho de 2021. A investigação foi aberta, segundo o jornal, sob o argumento de defender o Estado Democrático de Direito e a independência da Suprema Corte. “Mas sua perpetuação está desmoralizando a autoridade da Corte e ameaçando a normalidade do Estado Democrático de Direito.”
Leia a matéria completa
Aspas perenes
“O maior cuidado de um governo deveria o de habituar, pouco a pouco, os povos a dele não precisar”.
Alexis de Tocqueville (1805-1859), escritor e historiador francês.
“A maior desgraça da democracia é que ela traz à tona a força numérica dos idiotas, que são a maioria da humanidade. ” Nelson Rodrigues
Grande Nelson Rodrigues!