As recentes falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva renderam críticas até no jornal Folha de S.Paulo. Colunista e editor da publicação paulistana, Jairo Marques afirmou que o petista é “capacitista”.
+ Leia as últimas notícias de Imprensa no site da Revista Oeste
A afirmação de Lula ser “capacitista” se dá depois de comentário da possível aparência dele depois de passar por cirurgia no quadril direito. Para corrigir problema de artrose, o presidente será operado, em Brasília, na sexta-feira 29.
Durante o podcast Conversa com o Presidente, que foi ao ar na terça-feira 26, Lula associou a feiura a problemas físicos. O petista avisou que deverá usar andador depois da cirurgia, mas que isso não ganhará registros públicos.
“Vocês não vão me ver de andador, de muleta, vão me ver sempre bonito”, disse Lula, ao mencionar que o fotógrafo oficial da Presidência da República, Ricardo Stuckert, teria dito que não irá filmá-lo nessas condições. “Como se eu não tivesse sequer operado.”
Detalhe: Lula sorriu ao associar a beleza à ausência de problemas físicos.
A fala rendeu crítica por parte do jornalista Jairo Marques. Colunista da Folha, onde também atua como editor de Vida Pública, ele faz questão de avisar: é cadeirante desde a infância.
Leia mais:
“Não dá para passar pano, Lula é capacitista”, afirmou Marques no título do texto publicado na versão on-line da Folha de S.Paulo. O artigo com a crítica ao presidente está no ar desde terça-feira.
“Está gasto argumento de que seria pior se fosse no governo Bolsonaro”, prosseguiu o colunista da Folha. “Dores da discriminação não se aliviam com comparativo.”
Folha: Lula é chamado de “capacitista” em jornal marcado por ofensas a Bolsonaro
A critica sobre Lula ser “capacitista”, o que significa alguém com preconceito com pessoas com deficiência, chama a atenção por ter sido publicada na Folha. Nos últimos anos, o jornal acumulou ofensas, inclusive via colunistas, direcionadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Leia também: “Folha e O Globo perdem assinantes até no digital”
Em julho de 2020, por exemplo, Hélio Schwartsman assumiu a torcida para Bolsonaro morrer em decorrência da covid-19. Meses depois, ele, além de colunista, ganhou o cargo de conselho editorial do jornal.
Em maio deste ano, Giovana Madalosso publicou fake news ao tentar — equivocadamente — associar ao nazismo uma cidade do interior de Santa Catarina. No texto, ela se referiu ao ex-presidente como “fascista”. Apesar da acusação contra o povo catarinense e Bolsonaro, ela seguiu como contratada da Folha.
Leia também: “As mentiras de Lula”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 180 da Revista Oeste
O crime de capacitismo consta na Lei Brasileira da Inclusão (lei 13.146/2015) e prevê pena de 1 a 3 anos de reclusão e multa. Quando o STF vai dar 24 horas para o molusco se explicar? Cadê os deficientes físicos indignados para acionar o Supremo? Imagine se fosse um outro ex-presidente que dissesse algo próximo a isso, acho que já teria sido preso ou processado.
Com a qualidade que tem e seu compromisso com a verdade e ética não acho ficar bem a Oeste se ocupar da imprensa “brown nose” tipo folha de sao paulo.
Fez o L F D P. V T N C.
Folha apoiou o L …!!
Qual a indignação!!!???
Ou pq a indignação!!???
Jornal e jornalistas ajudaram a eleger toda essa corja, aliás, são parte dela.
Será que cortaram a mesada?
Nada a surpreender ,tanto do Nine , qto da Folha, ambos fakes por essência
Gostei ou não gostei?
Faz o elliiiii
Poxa, a folha de São Paulo ainda circula????
Esse Jairo só se manifestou porque se sentiu ofendido pelo deboche do nine devido a sua condição de cadeirante.
Senão teria tudo passado em branco .
Vendo essas pequenas e desastrosas declarações que escapam , da para imaginar os comentários que ele deve fazer em off para a currióla que o cerca
Como o editor da Foice de São Paulo foi diretamente atingido pelas falas preconceituosas do ex-presidiário de extrema esquerda, o texto acabou sendo publicado. Esse o único motivo das criticas.
Como diz Ana Paula Henkel: “too little, too late!”
Sensível o colunista…. Afff
Folhinha FEZUELI e agora está querendo recuperar assinantes.
Conta outra…
A questão é uma só: a extrema esquerda não se entendem entre eles. Por um lado a Foice de SP, tendenciosa, e do outro o ladr4o, que faz tudo pelo poder, sem escrúpulos. A conclusão é que não há coerência nas ideias, na ação e não há como prever o resultado disso. Só caos!
Ué…não foram eles que inventaram o politicamente correto ? gordofobia, feiofobia e trezentas outras idiotices do politicamente correto ?
Isto só mostra que eles gostam de criar intrigas. Eles gostam de dividir o povo. Desta forma fica mais fácil enganar e atingir os objetivos sujos desta esquerda maldita.
Lá no escurinho do cinema eles mostram o que realmente são.